Filmes

Notícia

Napo | Curta premiado em festivais estreia no YouTube; veja cena exclusiva

Produção brasileira conta a história de um menino e seu avô

Beatriz Amendola
28.10.2021
10h43
Atualizada em
28.10.2021
10h56
Atualizada em 28.10.2021 às 10h56

Premiado em 20 festivais ao redor do mundo, o curta-metragem brasileiro Napo fará sua estreia nesta quinta-feira (28), Dia Internacional da Animação. A produção será disponibilizada gratuitamente no YouTube, às 20h. Mas, antes disso, o Omelete adianta uma cena exclusiva. Veja acima. 

A trama gira em torno de Napo, um senhor de idade que, por conta do agravamento do Alzheimer, vai morar com a filha Lenita e com o neto João.

Aos poucos, a doença o fez esquecer todos os que passaram por sua vida. No primeiro contato com o neto, Napo nem o reconhece. Incapaz de compreender a doença que leva seu avô entre o passado e o presente, João encontra uma maneira de criar novas lembranças para o avô. Ao tropeçar em um álbum cheio de velhas fotografias, ele deixa as imagens guiarem sua imaginação e transforma as memórias de seu avô em desenhos. 

Finalista no LA Shorts 2020, um dos principais festivais de curtas do mundo, Napo circulou por mais de 60 festivais, entre eles os Festivais de Xangai, Atlanta, Santa Monica, San Jose, Moscou, Chicago e Lago.

Em comunicado oficial, o diretor Gustavo Ribeiro ressaltou que o filme acabou por se tornar uma grande homenagem aos avós: "Neste filme, desenvolvemos um novo olhar sobre a vida de uma pessoa que sofre com a doença de Alzheimer, mostrando a importância da relação de afeto familiar para o bem-estar do paciente. Mas, no fim, virou também uma grande homenagem a todos os avós, que, em muitas casas brasileiras, são parte essencial do dia a dia e da criação dos netos". 

Veja o trailer do curta: 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.