Mulan | Confira os principais easter eggs do live-action
Participação especial, músicas e mais!
Créditos da imagem: Mulan/Walt Disney Studios/Reprodução
O live-action de Mulan deixou muitos fãs apreensivos quando foi revelado que faria algumas alterações na animação original para respeitar a lenda chinesa e, mais chocante, não teria o adorado sidekick Mushu. Porém, quem esperava mudanças drásticas teve uma grata surpresa. Lançado na última sexta-feira (4) no Disney+, o remake na realidade prestou várias homenagens ao filme de 1998. Confira a seguir seus principais easter eggs:
Narração
Tanto a animação, quanto o live-action são baseados em uma antiga lenda chinesa, que data o século V. Ou seja, muito antes de ganhar o mundo como filme, a história da guerreira sobreviveu ao tempo graças à tradição oral, incentivando soldados diante das batalhas. E, claro, ganhou várias versões a cada relato.
O live-action de Mulan faz uma sutil referência a este fato logo na abertura do longa. Fazendo as vezes de narrador, o pai da protagonista diz: "há muitas lendas sobre a grande guerreira Mulan. Mas, ancestrais, esta é a minha”.
“Reflexão”
Diferentemente da animação, o live-action não é um musical. No entanto, isso não quer dizer que as canções foram ignoradas pela nova produção. Pelo contrário. Ao longo de todo o filme, pode-se ouvir uma versão instrumental de “Reflexão”. Além disso, enquanto a heroína se prepara para falar com a casamenteira, “Honrar a Todas Nós” toca ao fundo, como um aceno à divertida cena do original.
Grilo
O Mushu pode ter ficado de fora do live-action, mas o Grilo da Sorte encontrou uma maneira de marcar presença no novo filme. Não, Mulan não tem um grilo fofo, mas sim um soldado com esse apelido que é tão sortudo e atrapalhado quanto o bichinho.
Falcão
Na animação, Shan-Yu está sempre acompanhado de um falcão, um animal fiel que funciona quase como um informante para o vilão. Embora o antagonista seja outro, a ave volta a aparecer com uma função parecida no live-action. Dessa vez, porém, o falcão é uma das formas que a bruxa Xianniang assume durante a história, enquanto serve Böri Khan.
Enfeite de cabelo
A presilha com a flor azul é um item icônico da animação. Além de compor o visual da protagonista na sua ida à casamenteira, é justamente o objeto que Mulan deixa para trás como despedida para seus pais. O live-action honra esse momento e dá para guerreira um acessório praticamente idêntico ao do desenho.
Magnólias
A árvore de magnólias é outro elemento marcante do filme original, estando presente na música “Reflexão”, entre outros momentos importantes da jornada de Mulan. No live-action, a flor tem uma presença quase constante, aparecendo no figurino, a exemplo do traje que ela usa para visitar a casamenteira, e em objetos em cena. Mas talvez o uso mais simbólico da magnólia seja na cena em que a guerreira pratica golpes com sua espada diante do lago.
“Desonra pra tu, desonra pra tua vaca!”
Um dos momentos mais marcantes da animação é o piti do Mushu depois de tentar se apresentar como um dragão poderoso para Mulan. Apesar do personagem não fazer parte do novo filme, a icônica fala “desonra pra tu, desonra pra tua vaca” ganha uma versão menos caricata, quando o sargento expõe as consequências de mentir.
Passagem de bastão
O live-action tem uma participação muito especial da atriz Ming-Na Wen, que dublou a guerreira na animação. É ela quem introduz Mulan ao imperador, vestindo um traje com cores muito parecidas com as que a personagem aparece no filme original.
Cenas recriadas
O live-action mudou muita coisa da animação, é verdade. No entanto, não faltam momentos praticamente idênticos ao filme original no último lançamento da Disney. Por exemplo, a nova versão da cena em que os soldados discutem o que esperam de uma esposa começa exatamente igual, com um deles abrindo um pergaminho com o desenho de uma moça. Até mesmo o papo tem uma citação direta à música “Alguém Pra Quem Voltar”. Isso também acontece na cena do treinamento que, embora não toque “Não Vou Desistir de Nenhum”, recria trechos inteiros da animação.
Abertura da Disney
O icônico castelo da Disney foi adaptado no início de Mulan. Além de construções tradicionais chinesas ao lado do símbolo do estúdio, em vez de uma estrela cadente atravessando o céu vemos uma fênix, a guardiã da heroína no live-action.