O diretor inglês Peter Yates, conhecido por ter dirigido Bullitt em 1968, morreu ontem em Londres, aos 81 anos. A informação foi dada por sua agente, Judy Daish, que também diz que o ator morreu após uma longa luta contra uma doença não especificada.
Nascido em Aldershot, sul da Inglaterra, em 1929, Yates começou sua carreira como ator de teatro, passou por piloto de carros de corrida e só depois veio a se dedicar a filmes. Já na carreira de cineasta, primeiro Yates trabalhou como montador e depois como assistente do diretor em filmes como Um Gosto de Mel e Os Canhões de Navarone.
Peter Yates
Seu primeiro filme como diretor foi o musical de 1963 Summer Holiday, que contava com Cliff Richard no papel principal. Ainda no Reino Unido, Yates dirigiu Robbery, sobre o Grande Roubo do Trem de 1963, filme que o marcou como talentoso diretor de cenas de ação. Já em Hollywood, fez Bullitt e continuou a boa fase com O Último Combate, com Peter O'Toole, em 1970, e também com o drama criminal Os Amigos de Eddie Coyle, de 1973.
Em 1979, Yates chegou a outro ápice criativo com Correndo pela Vitória, filme que foi indicado a cinco Oscars, incluindo melhor diretor e melhor filme. Yates ainda recebeu mais duas indicações por O Fiel Companheiro, filme de 1983 que adaptou a peça de Ronald Harwood sobre um ator em fase de envelhecimento e seu assistente, o qual ele dirigiu e co-produziu.
No mesmo ano de 1983, Yates também assinou um dos seus filmes mais populares - pelo menos para quem cresceu com a Sessão da Tarde nos anos 80 -, a fantasia britânica Krull. Recentemente, Yates trabalhou mais no segmento televisivo. Seu último trabalho no teatro foi em 1999, com Curtain Call, que conta com Michael Caine e Maggie Smith como um casal de fantasmas teatrais.
Yates deixa sua mulher, Virginia Pope, um filho e uma filha. O funeral será um evento somente para a família.
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários