Morre o vencedor do Oscar Karl Malden
Ator de Uma Rua Chamada Pecado e Sindicato de Ladrões ficou famoso por seu trabalho na TV
Morreu ontem o ator Karl Malden, conhecido na TV por São Francisco Urgente e no cinema por clássicos como Uma Rua Chamada Pecado e Sindicato de Ladrões. Malden tinha 97 anos e segundo seu agente, Budd Moss, enfrentava problemas de saúde nos últimos anos. O ator, cujo nome real era Mladen George Sekulovich, deixou sua esposa, com quem estava casado há mais de 70 anos, e dois filhos.
Malden começou sua carreira nos anos 40 e recebeu um Oscar por seu trabalho como Mitch em Uma Rua Chamada Pecado, adaptação às telas da peça de Tennessee Williams Um Bonde Chamado Desejo. Malden foi o criador do papel quando a peça estreou na Broadway. Sua segunda indicação ao Oscar veio como o padre Barry de Sindicato de Ladrões. Nos dois filmes o ator foi dirigido por Elia Kazan e teve Marlon Brando como companheiro de elenco.
Karl Malden
Seu trabalho em São Francisco Urgente, exibido aqui pela Bandeirantes, lhe rendeu quatro indicações ao Emmy. A série mostrava um policial veterano, Mike Stone, trabalhando ao lado de um colega mais jovem, papel interpretado por um iniciante Michael Douglas e depois por Richard Hatch (Battlestar Galactica).
Foi Karl Malden quem propôs a entrega de um Oscar pelo conjunto da obra para Elia Kazan, envolvendo-se numa das grandes controvérsias dos últimos anos em Hollywood. O diretor foi afastado da indústria por entregar nomes de supostos comunistas ao Comitê de Atividades Antiamericanas em 1952. O prêmio gerou protestos na comunidade cinematográfica de pessoas que consideram a atitude de Kazan imperdoável.