Roger Ebert, o lendário crítico de cinema, faleceu hoje, aos 70 anos, em função de um câncer. Na terça-feira ele havia anunciado seu afastamento temporário do trabalho por conta da descoberta de um novo tumor. O jornalista enfrentava problemas de saúde desde 2002, quando foi diagnosticado com câncer de tiroide.
Roger Ebert
Crítico oficial do Chicago Sun-Times desde 1967, Ebert ficou conhecido do público pelos programas de TV estrelados ao lado do também crítico Gene Siskel. A cotação "dedão para cima/ dedão para baixo" da dupla era considerada a mais confiável pelo público, o que transformou as avaliações nas mais temidas e celebradas de Hollywood. Com a morte de Siskel, em 1999, Ebert começou uma nova série de TV ao lado do crítico Richard Roeper.
Com mais de 15 livros publicados, além dos anuários de cinema, Ebert foi o primeiro crítico cinematográfico a levar o prêmio Pulitzer de crítica e o primeiro a ganhar uma estrela na calçada da fama em Hollywood.
Martin Scorsese (tema de um dos livros de Ebert) e Steve Zaillian trabalham atualmente em um documentário baseado nas suas memórias. Steve James é quem dirigirá o filme.
Em sua emocionante palestra no TED, o crítico conta como conseguiu se reinventar ao perder a habilidade de falar em função do câncer:
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários