Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Morre o ator Farley Granger

Protagonista de Festim Diabólico e Pacto Sinistro é um ícone do movimento gay em Hollywood

AD
29.03.2011, às 12H54.
Atualizada em 18.12.2016, ÀS 03H03

Farley Granger, ator que ficou conhecido por seus dois trabalhos com o cineasta Alfred Hitchcock, Festim Diabólico (1948) e Pacto Sinistro (1951) morreu aos 85 anos no domingo, 27 de março, de causas naturais.

Farley Earle Granger nasceu em 1º de julho de 1925, na Califórnia. Sua família, apesar de rica, sofreu com a quebra da Bolsa de Valores de 1929 e acabou vendendo todos os seus bens. Granger se mudou com os pais para Hollywood. Seu primeiro filme foi The North Star, em 1943. Hitchcock descobriu o ator ao assistir em uma sessão privada a atuação de Granger em Amarga Esperança, de Nicholas Ray, que havia sido rodado em 1947.

Omelete Recomenda

farley granger

None

Depois de fazer Sedução da Carne de Luchino Visconti na Europa, em 1954, Granger se afastou de Hollywood, processo que não teve volta quando ele assumiu publicamente que era gay. No final de sua carreira, Granger participou de diversas peças na Broadway, incluindo The Seagull e Deathtrap. Em 1986, ganhou o prêmio Obie por sua performance na peça Talley and Son.

Em 2007, o ator publicou um livro de memórias, Include Me Out, em que discute abertamente sua carreira e sua vida pessoal. O livro é coassinado por Robert Calhoun, parceiro de Granger, produtor de TV com quem ele vivia desde os anos 60. Um dos últimos trabalhos de Farley Granger nas telas é o documentário The Celluloid Closet, de 1995, que aborda justamente a homossexualidade em Hollywood.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.