O produtor Jon Landau

Créditos da imagem: Reprodução

Filmes

Notícia

Morre Jon Landau, produtor de Avatar e Titanic, aos 63 anos

Executivo ajudou James Cameron a tirar do papel os projetos mais ambiciosos de sua carreira

Omelete
2 min de leitura
06.07.2024, às 16H57.
Atualizada em 06.07.2024, ÀS 17H16

O produtor Jon Landau, figura chave na produção de Titanic e dos dois Avatar, morreu neste sábado (6) aos 63 anos de idade. A informação foi confirmada por um membro próximo da família ao The Wrap, que diz que o executivo tratava de um câncer nos últimos meses.

Landau foi o principal parceiro de James Cameron nos últimos 30 anos e ajudou o diretor na produção de Titanic e dos dois filmes de Avatar. Pelo primeiro filme, ele recebeu o Oscar de Melhor Filme em 1998, um prêmio dividido com Cameron. O produtor também era COO da Lightstorm Entertainment, produtora fundada pelo cineasta.

Ele também estava envolvido na produção dos próximos capítulos de Avatar e trabalhou na produção de Alita: Máquina de Combate, longa coordenado por Cameron e dirigido por Robert Rodríguez. Landau veio ao Brasil em duas ocasiões, ambas para a CCXP, para divulgar tanto Alita quanto Avatar: O Caminho da Água.

O produtor também foi o vice-presidente de produção para cinema da 20th Century Fox nos anos 1990, supervisionando projetos importantes do estúdio como True Lies, Duro de Matar 2 e O Último dos Moicanos.

Essa experiência ajudou Landau a se consolidar como coordenador da franquia Avatar fora dos cinemas. Além dos filmes, ele passou os últimos anos trabalhando com a Disney no licenciamento da marca, incluindo a criação da área temática do filme nos parques do estúdio e o licenciamento da série fora das telonas.

Nascido em Nova York, Landau era filho dos produtores Ely Landau e Edie Landau, e se formou na USC School of Cinematic Arts. Fora do universo de James Cameron, ele foi co-produtor dos filmes Dick Tracy, de 1990, e Querida, Eu Encolhi as Crianças, de 1989. Como produtor, ele serviu nos filmes Uma Vida de Louco, de 1987, e no remake de Solaris de 2002.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.