Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Morre Claude Chabrol

Cineasta francês da Nouvelle Vague tinha 80 anos

ÉB
12.09.2010, às 18H52.
Atualizada em 10.02.2017, ÀS 18H02

Morreu hoje, aos 80 anos, o mestre francês Claude Chabrol.

O cineasta parisiense, como vários de seus pares, foi crítico da revista Cahiers du Cinéma. Depois, como diretor e produtor participou ativamente da Nouvelle Vague (nova onda), movimento de renovação do cinema nos anos 1950.

Omelete Recomenda

Claude Chabrol

None

A marca deixada por Chabrol em seus filmes, como A Comédia do Poder, Uma Garota Dividida em Dois, Um Assunto de Mulheres e A Dama de Honra, era a da crítica, ora bem-humorada, ora ácida e irônica à sociedade francesa. Além da crônica social, também apreciava histórias de mistério, inspirado por Alfred Hitchcock, e as armadilhas dos relacionamentos e obsessões - como em A Mulher Infiel, refilmado em Hollywood como Infidelidade. Sua longa carreira (foram raros os anos em que ele não lançou novidades) incluiu mais de 80 produções no cinema e televisão.

Chabrol é o segundo grande nome da Nouvelle Vague a falecer este ano depois de Eric Rohmer.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.