O assistente de direção Adam Somner morreu na última quarta-feira (27), aos 57 anos. A informação foi confirmada por membros da família, que declaram que o criativo morreu de um câncer anaplásico na tireoide.
Nascido no Reino Unido, Somner se torno nas últimas décadas em um dos principais assistentes de direção de Hollywood, trabalhando nas principais produções de nomes celebrados como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Paul Thomas Anderson e Ridley Scott. Ele inclusive trabalhou na posição em The Battle of Baktan Cross, novo trabalho de Anderson com Leonardo DiCaprio no elenco.
Somner começou a carreira como assistente de direção em 1993, com o filme para a televisão britânica A Foreign Field. Mas logo em sequência ele começou a trabalhar nos Estados Unidos, emendando projetos como G.I. Jane, A Múmia e Gladiador. Além dos americanos, trabalhou com Alejandro González Iñárritu em Birdman e O Regresso.
O criativo foi um colaborador muito próximo de Spielberg e Anderson, em particular. Com o primeiro, trabalhou com o diretor a partir de Guerra dos Mundos e seguiu com Munique, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Cavalo de Guerra, Ponte dos Espiões, The Post, Jogador N° 1 e Amor, Sublime Amor; com o último, fez todos os filmes à partir de Sangue Negro —ele chegou a receber uma indicação ao DGA por Licorice Pizza.
Somner deixa a esposa, Carmen Ruiz, uma filha e o irmão Mark Somner.