Morre Michael Lerner, ator indicado ao Oscar por Barton Fink, aos 81
Papéis na franquia X-Men e na versão americana de Godzilla marcaram currículo do ator
Créditos da imagem: Michael Lerner em cena de Barton Fink, dos irmãos Coen (Reprodução)
O ator Michael Lerner, que foi indicado ao Oscar por sua performance como um chefão de estúdio hollywoodiano em Barton Fink (1991), clássico dos irmãos Coen, morreu aos 81 anos. A notícia foi confirmada por seu sobrinho, o também ator Sam Lerner, no Instagram, sem citar a causa da morte.
Nascido e criado no Brooklyn, em Nova York (EUA), Lerner começou a atuar em peças estudantis na faculdade, e apareceu em um curta-metragem experimental de sua colega de apartamento Yoko Ono. "O filme consiste em um monte de b*ndas nuas andando em uma esteira. Eu estou lá, e Paul McCartney também. Além disso, fiz uma narração sobre censura ou algo do tipo", lembrou ele mais tarde.
Lerner engatou mesmo a carreira de atuação no início dos anos 70, quando apareceu no filme Um Doido Genial (1970) ao lado Donald Sutherland e Ellen Burstyn. Logo depois, Robert Redford o escalou como o escritor de discursos do protagonista da sátira política O Candidato (1972).
A partir daí, os trabalhos foram se multiplicando, tanto na TV (participações especiais em M*A*S*H, Starsky & Hutch, Arquivo Confidencial, Mulher-Maravilha, MacGyver e Esquadrão Classe A foram marcantes na época) quanto no cinema, aparecendo ao lado de Charles Bronson em Cinco Dias de Conspiração, de 1976, e A Fronteira, de 1980.
Seu próximo grande papel, no entanto, viria em 1981, com o romance O Destino Bate à Sua Porta, coestrelado por Jack Nicholson e Jessica Lange. Lerner impressionou no papel do advogado da personagem de Lange, interpretado por Hume Cronyn no original de 1946.
O currículo extenso de Lerner ainda inclui títulos como Vibes: Boas Vibrações (1988), estrelado por Cyndi Lauper e Jeff Goldblum; Os Donos da Noite (1989), onde contracenou com Eddie Murphy; o musical Extra! Extra (1992), protagonizado por um jovem Christian Bale; Godzilla (1998), onde interpretou o prefeito de Nova York; Um Duende em Nova York (2003), comédia natalina de Will Ferrell; e X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), onde viveu um senador americano.
Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.