Filmes

Lista

Malévola, Star Wars e mais: 10 figurinos perfeitos do cinema

No Omelista de hoje, relembramos alguns filmem que marcaram a história do cinema por seu visual icônico

A cozinha
12.10.2019
11h00

Não é fácil criar um visual icônico que o mundo inteiro vai relembrar por anos, mas existem alguns filmes clássicos que marcaram o cinema por um figurino deslumbrante. No Omelista de hoje, inspirados pela estreia de Malévola: Dona do Mal, relembramos 10 filmes que serão lembrados para sempre pelo seu figurino. Confira:

Matrix

No começo deste século, basicamente todo mundo usou couro de alguma maneira por conta de Matrix. Outros longas adotaram o visual do longa protagonizado por Keanu Reeves e foi como um fenômeno. Uma roupa simples, mas muito reconhecida e, depois, usada ao redor do globo.

Os Embalos de Sábado à Noite

Atualmente, Os Embalos de Sábado à Noite parece um filme de época, porque nos anos 70, nas discotecas dos Estados Unidos, esse era o visual. John Travolta era o sinônimo do que era legal e assim como Matrix, o visual pulou das telas e virou a moda pra todo mundo. Se um dia você quiser saber como se vestir e como dançar nos anos 70, esse é o filme.

Filmes de terror clássicos

Este item é um compilado porque filmes de terror slasher clássicos sempre contaram com figurinos incríveis e marcantes. O maior exemplo são os clássicos do final dos anos 70 e início dos anos 80: Sexta-feira 13 com o visual do Jason, Hora do Pesadelo com o Freddy Kruegger, Halloween com seu Michael Meyers e por aí vai. Nessa época o pessoal era inspirado pra criar visual de assassino. Vale também lembrar de Pânico, que no final dos anos 90 trouxe de volta a essência desses filmes.

Aquaman

A primeira coisa que James Wan fez quando aceitou fazer Aquaman foi abraçar os quadrinhos clássicos do herói. Ele pegou a fase de Geoff Johns e Ivan Reis e provavelmente colocou em um quadro, porque muita coisa dessa fase foi utilizada no filme. O visual do Mestre do Oceano, a Mera, toda Atlântida e, especialmente, o visual do Aquaman. Ao contrário da Liga da Justiça, onde ele usa uma roupa diferente, o filme solo do herói vai pro uniforme clássico, laranja, com calça verde maravilhosa e com ele saindo da cachoeira. O filme tem seus problemas? Nada é perfeito. Mas esse visual está ótimo.

O Senhor dos Anéis

Criar a Terra Média de O Senhor dos Anéis não foi fácil. Primeiro Peter Jackson levou o filme pra Nova Zelândia – que virou a Terra Média do mundo real. Depois ele precisava que cada povo tivesse um visual icônico e facilmente reconhecido. Fora 19 mil figurinos para toda a trilogia, sendo que 10 versões de cada figurino foram feitos, 30 para dublês e por aí vai. Armaduras, túnicas, coletes... tudo isso pra criar o mundo de J.R.R. Tolkien e funcionou muito bem. Apesar da trilogia ter sido produzida no início dos anos 2000, o filme se segura até os dias de hoje.  

O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada é um filme sobre a indústria da moda, então o figurino precisava ser um dos principais destaques do filme. O detalhe principal é que Patricia Field, que foi a figurinista da produção, precisou trabalhar com um orçamento minúsculo de "apenas" 100 mil dólares, o que é muito pouco para um filme em que a história gira em torno de moda. Ela pediu ajuda de seus amigos da indústria que emprestaram diversos itens e, no final das contas, os atores usaram algo em torno de 1 milhão de dólares de roupas, um dos figurinos mais caros da história do cinema. 

Laranja Mecânica

O polêmico filme de Stanley Kubrick se tornou um dos maiores clássicos do cinema e o figurino usado por Alex, o personagem de Malcolm McDowell, em Laranja Mecânica, virou um dos grandes destaques do cinema. A roupa branca, o chapéu coco preto e o olho maquiado é reproduzido até os dias de hoje. Fora que a Londres futurista de Kubrick conta com figurinos coloridos e diferentes. 

O Mágico de Oz

O Mágico de Oz é um marco do cinema e conta com momentos épicos que vão desde a transição do mundo em sépia para o mundo colorido até a morte da Bruxa Má do Leste, onde são revelados os sapatinhos de rubi, a cereja do bolo do figurino do filme. O longa usa muitas cores vivas e cada peça de figurino reforça quem é cada um dos personagens, mas o sapatinho é especial. No livro original os sapatinhos eram da cor prata, mas a produção queria que eles se destacassem quando Dorothy estivesse andando pela estrada de tijolinhos amarelos. Por isso, mudaram para rubi. Eles são tão emblemáticos e importantes que atualmente estão expostos em um museu nos EUA.

Star Wars

Star Wars está tão ligado à cultura pop que às vezes a gente esquece o quão incrível é o figurino dessa franquia. Desde a roupa de Luke Skywalker, ao estilo da Princesa Leia até o visual icônico de Darth Vader. Até a roupa do Han Solo, que é basicamente uma camiseta e com um coletinho preto é icônica e reconhecida em qualquer lugar. 

Primeira posição bônus: Batman & Robin

Na posição especial que ele, e somente ele, poderia ficar ficar, está nada mais, nada menos que Batman & RobinMamilos? Confere. Traje especial com detalhes em branco pro frio? Confere. Vilões com roupas aparentemente desconfortáveis? Confere. Não seria justo colocar ele nesta lista, afinal, a gente precisa dar chance para os outros vencerem, mas Batman & Robin tem o melhor figurino, claro. 

Malévola

Em primeiro lugar está Malévola. Quando A Bela Adormecida foi lançado, era difícil imaginar que algum dia o figurino da Rainha Má poderia ficar realista e funcional ao mesmo tempo. Mas se tem uma pessoa que podia fazer isso acontecer era Angelina Jolie. E ela ficou bem demais como Malévola. Todo o reino tá bonito, os figurinos são lindos, mas a atriz encarnou tão bem que agora o filme vai ganhar uma sequência.