Mel Gibson é processado por causa de Apocalypto
Mel Gibson é processado por causa de Apocalypto
Lançado nos EUA no começo de dezembro, Apocalypto, novo projeto dirigido por Mel Gibson, está sendo alvo de um processo judicial.
O mexicano Juan Mora Catlett alega que Gibson roubou as idéias do filme Return to Aztlan, escrito e dirigido por Catlett em 1989. No processo, o mexicano menciona que o agente de Gibson pediu uma cópia de Aztlan enquanto Apocalypto estava sendo filmado. Catlett diz que algumas cenas foram copiadas.
Em linhas gerais, os filmes não se parecem. A trama do filme de Gibson se ambienta 600 anos no passado, antes da chegada dos espanhóis à América Central e ao México, e envolve invasores, opressão e um povo lutando pela sobrevivência. Aztlan trata de uma longa seca que devastou o antigo império asteca. Guerreiros e religiosos entraram em conflito enquanto o povo sucumbia - e coube a um grupo de sacerdotes rumar a Aztlan, onde nasceu a civilização da região, para orar à deusa Coatlicue pelo fim da seca.
O processo está nos estágios iniciais. Os representantes de Gibson não se pronunciaram ainda. Apocalypto chega ao Brasil em 26 de janeiro.