Transforme sua forma de curtir entretenimento

Conheça o Chippu Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Matt Damon diz que campanhas para Oscar são "retrógradas e estranhas"

Ator comentou também a experiência de voltar a trabalhar com Christopher Nolan em A Odisseia

Omelete
2 min de leitura
FB
21.01.2026, às 17H39.
Matt Damon - A Odisseia

Créditos da imagem: Divulgação

O ator Matt Damon criticou a ideia de "fazer campanha" para que determinados filmes aumentem suas chance de ser premiados no Oscar.

Durante a promoção de seu novo filme, Dinheiro Suspeito, na mídia, ele afirmou que "não se importa nem um pouco" em ficar para trás na temporada de premiações.

Omelete Recomenda

"O que eu não gosto é dessa ideia de fazer campanha. Parece-me completamente retrógrado. É simplesmente estranho", desabafou Damon, em entrevista ao podcast Skip Intro, da Netflix.

O ator entende, por outro lado, que tais movimentos possam ser importantes para atrair atenção a determinadas obras em meio a tantas opções que vão surgindo ao redor. "Talvez seja bom para o cinema, ter tudo isso exposto, e fazer a cultura pensar e falar sobre cinema. Espero que seja esse o caso."

Damon falou também sobre a experiência de voltar a trabalhar com Christopher Nolan em A Odisseia, adaptação do poema épico de Homero.

"Ao fazer A Odisseia no ano passado, senti que era a minha única chance na vida de fazer um filme ao estilo David Lean [lendário cineasta britânico, falecido em 1991]. Que eu estava fazendo o último grande filme em película que eu teria a oportunidade de fazer", comentou.

Tudo sobre o Oscar 2026

O anúncio oficial dos finalistas de cada categoria aconteceu hoje, 22 de janeiro de 2026 – menos de dois meses antes da entrega efetiva dos prêmios. A cerimônia está marcada para o dia 15 de março.

Os indicados foram anunciados em transmissão global no site da Academia (Oscar.comOscars.org) e em suas redes sociais (TikTokInstagramYouTubeFacebook) a partir das 10h30, do horário de Brasília com as primeiras categorias e o segundo bloco, após um intervalo, às 10h40.

Nas TVs aberta e fechada, a cerimônia de entrega do Oscar costuma ser transmitido respectivamente pela Globo e pelo TNT – o que deve se repetir neste ano, embora ainda não tenha havido a confirmação oficial.

Webstories

Já nos Estados Unidos, a rede ABC detém seus direitos de transmissão até 2028, quando o Oscar passará a ser transmitido pelo YouTube.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.