Lars Niki/Getty Images/AFP

Créditos da imagem: Lars Niki/Getty Images/AFP

Filmes

Notícia

Martin Scorsese critica obsessão de estúdios por grandes bilheterias: “nojento”

Cineasta diz entender expectativa por lucro, mas reforça que foco nos números causa desvalorização artística do cinema

Omelete
2 min de leitura
13.10.2022, às 13H16.

Um dos cineastas mais importantes da história de Hollywood, Martin Scorsese voltou a criticar o momento atual da indústria e a forma como os estúdios têm tratado filmes apenas como produtos. Em um discurso durante o Festival de Cinema de Nova York, o diretor disse achar que a obsessão por bilheterias bilionárias “desvaloriza, degrada e diminui” o valor artístico do cinema. “Desde os anos 1980, existe essa obsessão com números. Isso é meio nojento”, afirmou ele - assista abaixo:

O custo do filme é uma coisa”, afirmou Scorsese.“Entendo que um filme custa uma certa quantia e que eles esperam pelo menos receber esse valor de volta e mais um pouco… [Mas] a ênfase agora está em números: custo, final de semana de estreia, quanto ele fez nos Estados Unidos, quanto ele fez na Inglaterra, quanto feito fez na Ásia, quanto ganhou no mundo inteiro, quantos espectadores teve. Como cineasta e como uma pessoa que não consegue imaginar a vida sem cinema, acho isso um verdadeiro insulto”.

O cineasta ainda elogiou a organização do Festival de Nova York, dizendo que o lucro “não tem lugar” no evento, onde o que importa é a arte. “Não há prêmios aqui. Você não precisa competir com ninguém. Você só tem que amar o cinema aqui”.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.