Mark Dodson posa com as criaturas de Gremlins (Reprodução)

Créditos da imagem: Mark Dodson posa com as criaturas de Gremlins (Reprodução)

Filmes

Notícia

Morre Mark Dodson, ator que deu voz a criaturas de Star Wars e Gremlins, aos 64

Salacious Crumb e os Mogwai foram papéis mais memoráveis da carreira do ator

Omelete
1 min de leitura
04.03.2024, às 08H35.

Mark Dodson, o ator que deu voz a criaturas como Salacious Crumb em Star Wars e os Mogwai em Gremlinsmorreu aos 64 anos de idade. A notícia foi confirmada pela filha do ator ao TMZ, citando que ele sofreu um ataque cardíaco enquanto viajava para uma convenção de fãs em Indiana (EUA).

Dodson estreou em Star Wars: Episódio VI - O Retorno de Jedi (1983) como o repulsivo Crumb, um capanga de Jabba the Hut que falava em guinchos e gargalhadas malignas. Em 2022, o ator retomou o papel no videogame LEGO Star Wars: The Skywalker Saga.

Os dois filmes da franquia Gremlins vieram em 1984 e 1990, com Dodson provendo a voz característica dos bichinhos fofos que se tornavam monstros impossíveis de controlar se você não seguisse algumas regras muito específicas.

O ator continuou trabalhando depois disso, emprestando sua voz a filmes como Dia dos Mortos (1985), de George A. Romero; e a games como Star Trek Online (2010), Ghostrunner (2020) e Ghostrunner 2 (2023). Ele deixa inédito o trabalho no jogo Phantasmat: Insidious Dreamsque deve ser lançado em breve.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.