Filmes

Artigo

Máquina Mortífera 4 - 20 anos | Por que o quinto filme nunca saiu?

Projeto já foi confirmado e cancelado diversas vezes

10.07.2018, às 17H00.

Em julho de 1998 chegava aos cinemas o filme mais recente de Máquina Mortífera, que mostra Riggs e Murtaugh lutando contra a entrada ilegal de chineses nos EUA. O projeto foi pensado como um encerramento da franquia, mas isso mudou em 2004, quando rumores sobre um quinto filme começaram a aparecer.

Divulgação

Richard Donner, que comandou os quatro primeiros longas, afirmou na época que gostaria de fazer o longa, mas tudo dependia da volta de Mel Gibson. “Se os produtores quiserem ir adiante e fazer um novo longa sem Mel, bem, podem fazer, mas não contem comigo”. Dois anos depois, o ator deu indícios de que também gostaria de voltar, mas mudou de ideia e esse vai e vem continuou até 2008, quando Shane Black anunciou que tinha um roteiro pronto.

Na possível trama, Riggs (Gibson) estaria prestes a se aposentar, mas chamaria Murtaugh (Glover) para resolver um último caso. Black deveria até assumir a direção do novo filme e os rumores ficaram ainda maiores quando Columbus Short (Morte no Funeral) afirmou que tinha feito testes para interpretar o filho de Murtaugh. Mas, no mesmo ano, Richard Donner afirmou que Gibson realmente não faria o longa e revelou uma certa indisposição por não estar envolvido na produção:

"É ruim, porque Channing Gibson, que escreveu o quarto filme; e Mika Riva, designer de três dos filmes; eu e Derek [Hoffman, parceiro de Donner] tínhamos uma história forte para o quinto filme. Mas não nos deram a oportunidade, e eu acho que conseguiria convencer Mel a voltar. Mas a Warner escolheu seguir com [o produtor] Joel Silver".

Nessa época, o projeto realmente foi cancelado, com o produtor Joel Silver confirmando a falta de interesse de Gibson. Havia, porém, uma alternativa: um reboot da franquia sem o envolvimento dos atores originais. E foi exatamente isso o que foi anunciado em 2014, quando Chris Hemsworth (o Thor do Universo Cinematográfico da Marvel) foi cotado para estrelar como o filho de um policial (possivelmente Riggs), que queria se unir à força policial. Justin Lin seria o diretor, com roteiro de Will Beall. Mas nenhuma outra informação foi divulgada depois disso e o rumor ficou por ali mesmo.

Divulgação

Três anos se passaram sem nenhuma notícia até que Richard Donner  afirmou em 2017 que estava trabalhando na ideia que teve ao lado de Channing Gibson, e que dessa vez Glover e Gibson estariam dentro para reprisar os papéis, aproveitando a onda de revivals dos anos 80 em Hollywood. Mas parece que o retorno do elenco principal não era o único obstáculo para a produção sair do papel. Em uma entrevista desanimadora em fevereiro deste ano, o diretor não deu muitos detalhes, mas afirmou que estava com problemas jurídicos na Warner: “Estou pronto para fazer o 5, se chama Lethal Finale, é bem sombrio. Estávamos com tudo pronto para começar e agora a Warner começou a fazer seus velhos truques. Não a Warner, há esse cara que comanda o estúdio que é incrível, mas eles têm essas pessoas no departamento jurídico que fazem as negociações da forma mais contraprodutiva possível”.

Desde então não foram divulgadas grandes novidades sobre o projeto. Donner, já com 88 anos, fez um comentário positivo sobre o desenvolvimento em maio, mas não há informações sobre o retorno do elenco, quando as filmagens vão acontecer ou qual será a história contada. Assim, nesse aniversário de Máquina Mortífera 4, é difícil prever quando - ou se - o quinto longa finalmente vai sair do papel. Se isso acontecer, será interessante ver a dinâmica entre os dois personagens duas décadas depois e como suas personalidade mudaram (ou não) durante esse período. Até lá, os fãs podem acompanhar a franquia pela TV, já que a série com Damon Wayans e Seann William Scott teve sua terceira temporada confirmada - saiba mais.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.