Christian Bale em O Operário (2004)

Créditos da imagem: O Operário/Divulgação

Filmes

Lista

As 10 maiores transformações dos atores no cinema

Christian Bale, Robert De Niro e mais atores que foram ao extremo para viver um papel

Arthur Eloi
15.05.2020
12h57

Para realmente deixar o espectador imerso no mundo das histórias contadas, os atores estão frequentemente ganhando e perdendo peso para encarnar diferentes personagens. Alguns deles, porém, levam a missão ao extremo, e passar por transformações absurdas para tirar o máximo de proveito de um trabalho. Abaixo, listamos 10 das maiores transformações do cinema!

Christian Bale em O Operário (2004)

Christian Bale em O Operário (2004)
O Operário/Divulgação

O exemplo mais popular de transformação extrema moderna é, sem dúvidas, Christian Bale em O Operário (2004). Para interpretar o protagonista Trevor Reznik, um maquinista com insônia severa, Bale foi dos 78 quilos para 49kg, se tornando quase esquelético. Para alcançar o resultado, a dieta do ator por quase quatro meses foi de apenas uma maçã e uma lata de atum por dia.

Joaquin Phoenix em Coringa (2019)

Joaquin Phoenix como Arthur Fleck em Coringa
Coringa/Divulgação

Transformações do tipo costumam ter um efeito pesado nos atores. Joaquin Phoenix entendeu isso ao perder cerca de 23 quilos para interpretar o Palhaço Rei do Crime em Coringa (2019).

O ator ficou tão bodeado com o processo que se tornou bastante difícil de trabalhar, com a equipe de maquiagem dizendo que “comprava” o ator com comida para que ele aceitasse ser tocado e maquiado pelos profissionais. “Aparentemente, esse tipo de coisa começa a afetar o seu psicológico”, falou Phoenix ao Daily Beast. “Você começa a enlouquecer quando perde tanto peso em pouco tempo”. O esforço, pelo menos, foi recompensado. Phoenix venceu um Oscar de Melhor Ator pela performance como Arthur Fleck.

Robert De Niro em Touro Indomável (1980)

Robert De Niro em Touro Indomável
Touro Indomável (1980)/Divulgação

Antes de Christian Bale, Robert De Niro era conhecido com o ator responsável pelas transformações drásticas. O maior exemplo disso é o clássico Touro Indomável (1980). O filme de Martin Scorsese narra a vida de um boxeador, portanto De Niro interpreta o personagem ao longo de várias etapas. Por boa parte do filme, o ator têm o físico definido que é necessário para alguém da profissão, porém os momentos finais mostram uma versão mais velha - e fora de forma - de seu personagem.

Como foi a mudança? Para honrar a origem italiana do protagonista, De Niro viajou até a Itália e se encheu de massas, até voltar com quase 30 quilos a mais. Apesar de despertar preocupações em Scorsese, De Niro eventualmente venceu um Oscar de Melhor Ator pela performance.

Anne Hathaway em Os Miseráveis (2012)

Anne Hathaway em Os Miseráveis (2012)
Os Miseráveis/Divulgação

Anne Hathaway já é conhecida por seu físico fino mas, para viver Fantine na adaptação do musical Os Miseráveis (2012), ela precisou ir ao extremo. A atriz raspou a cabeça e perdeu mais 11 quilos, com uma dieta extrema de apenas duas barrinhas de aveia por dia. “Tinha que ser obcecada por isso, a ideia era parecer próxima da morte”, explicou ao Huffington Post. “Olhando agora - mas sem julgamentos - com certeza foi uma experiência meio insana. Foi um afastamento da realidade, mas acredito que assim seja com Fantine”. Pelo esforço, Hathaway levou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante.

Jonah Hill em Cães de Guerra (2016)

Jonah Hill em Cães de Guerra
Cães de Guerra/Divulgação

Seja em comédias como Superbad (2007) ou Anjos da Lei (2012), Jonah Hill ganhou uma reputação de “gordinho” cômico que é tão presente no audiovisual. Em Cães de Guerra (2016), porém, ele surpreendeu a todos ao ganhar 18 quilos para interpretar o traficante Efraim Diveroli no longa. O mais impressionante mesmo é que, pouco após isso, ele perdeu todo esse peso para estrelar Maniac (2018), série da Netflix em que aparece magro.

Chris Pratt para Guardiões da Galáxia (2014)

Chris Pratt em Guardiões da Galáxia
Guardiões da Galáxia/Marvel Studios/Divulgação

Assim como Jonah Hill, Chris Pratt tinha a reputação de “gordinho” por conta de seu papel Parks & Recreation. Isso fez com que muitos duvidassem da sua escolha para viver o Senhor das Estrelas em Guardiões da Galáxia (2014)... até que ele apareceu bombado, tendo perdido 27 quilos em apenas seis meses. Parte do processo foi reprogramar toda sua dieta, exercícios e também beber bastante água: “Passava o dia inteiro fazendo xixi, todos os dias. Essa parte foi um pesadelo”, brincou o ator [via Men’s Journal].

Renée Zellweger em Bridget Jones: No Limite da Razão (2004)

Renée Zellweger em Bridget Jones: No Limite da Razão (2004)
Bridget Jones: No Limite da Razão (2004)/Divulgação

O caso de Renée Zellweger, comparado com os demais da lista, é um dos mais irônicos. O problema da atriz é que engordar o suficiente para viver a protagonista de Bridget Jones: No Limite da Razão (2004) era um desafio para o seu metabolismo rápido. Zellweger não só se enchia de hambúrguer entre as cenas, como também deixava vários doces e porcarias com a sua assistente, para comer o dia todo. E mesmo assim não foi o suficiente em alguns momentos: uma cena, que mostraria a largura da personagem, precisou ser complementada com enchimento simplesmente porque a atriz não conseguiu engordar.

Jake Gyllenhaal em Nocaute (2015)

Jake Gyllenhaal em Nocaute (2015)
Nocaute/Divulgação

Filmes sobre lutadores geralmente são os que mais exigem transformações radicais. Jake Gyllenhaal sentiu isso na pele ao ter que ganhar 6kg só de músculo para poder viver um boxeador em Nocaute (2015). A transformação é ainda mais impressionante considerando que, pouco antes, ele havia perdido 13kg para interpretar o protagonista de O Abutre (2014). O diretor Antoine Fuqua não perdoou na preparação: “Estou fazendo-o treinar duas vezes por dia no ringue de boxe, todos os dias”, falou ao Huff Post. “Estou colocando ele pra treinar na academia do Floyd Mayweather, em Las Vegas, e assistir as lutas dele também. Ele também treino na Church Gym de Nova York com lutadores de verdade. Nós literalmente estamos criando um monstro.

Jared Leto em Clube de Compras de Dallas (2013)

Jared Leto em Clube de Compras de Dallas (2013)
Clube de Compras de Dallas (2013)

Para viver uma transsexual com AIDS em Clube de Compras de Dallas (2013), Jared Leto foi ao extremo e ficou com apenas 51kg, perdendo 18kg para o papel. O ator descreveu o processo: “Eu parei de comer. Não foi uma coisa fácil de se fazer”, falou ao The Wrap. “Foi algo entre 13 e 18kg, parei de contar depois de um tempo. Isso muda o jeito que você anda, o jeito que se senta, e o jeito que pensa”. Apesar do esforço, Leto foi premiado com um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante.

50 Cent em A Luta de um Campeão

50 Cent em A Luta de um Campeão
A Luta de um Campeão/Divulgação

O rapper 50 Cent é conhecido não só por suas músicas, mas também pelo seu físico musculoso. Em 2011, para estrelar A Luta de um Campeão, o músico perdeu quase 30 quilos, ficando com 72kg para viver um jogador de futebol com câncer.