Filmes

Notícia

L'Odyssée | Longa baseado na história de Jacques-Yves Cousteau ganha primeiras imagens

Filme também foi anunciado no Festival de San Sebastián

12.08.2016, às 11H41.

Um dos filmes franceses mais esperados do ano, não apenas por um dos orçamentos mais altos daquele país nas telas (€35 milhões), mas por reviver uma de suas figuras mais ilustres no cinema... e no mar, L’Odyssée, a cinebiografia do oceanógrafo e documentarista Jacques-Yves Cousteau (1910-1997) teve suas primeiras imagens divulgadas agora que foi anunciado como filme de encerramento do 64º Festival de San Sebastián. Veja as fotos:

Realizado na Espanha de 16 a 24 de setembro, o evento servirá de esquenta para o lançamento comercial do filme, agendado para 12 de outubro. A direção é de Jérôme Salle (de Zulu) que escalou um dos mais populares atores da França para o papel central: Lambert Wilson, o Merovigian da franquia Matrix. Ele dá vida ao cineasta e marinheiro ganhador de três Oscars e de uma Palma de Ouro por filmes como O Mundo Silencioso (1956). E a eterna Amélie Poulain Audrey Tautou encarna Simone, a mulher de Cousteau, cuja figura bronzeada, sempre de toquinha vermelha, serviu de inspiração para o personagem de Bill Murray em A Vida Marinha de Steve Zissou (2004), de Wes Anderson.

Um dos primeiros diretores de documentário a ganhar prestígio popular internacional, celebrizando-se como uma espécie de popstar do filão, com sucessos de bilheteria nos cinemas e fenômenos de audiência na TV, Cousteau será abordado em L’Odyssée como uma figura intrépida, de êxito também como inventor, na criação de aparelhos de mergulho mais velozes e confortáveis do que os escafandros da Marinha. Sua carreira cinematográfica é marcada por longas como Mundo Sem Sol (1964) ou Du Grand Large Aux Grands Lacs (1982). Mas o interesse do filme é entender a relação entre Cousteau, Simone e seu filho, Philippe, vivido por Pierre Niney, a bordo do Calypso, embarcação na qual o explorador do oceano vivia suas aventuras aquáticas.

Com a inclusão de L’Odyssée hors-concours, San Sebastián fortalece suas fileiras com um dos títulos mais esperados da Europa em 2016, trazendo ainda produções zero km de Oliver Stone (Snowden), de Bertrand Bonello (Nocturama), de Ewan McGregor (estreando na direção com Pastoral Americana), deJoão Pedro Rodrigues (O Ornitólogo), de Jeff Nichols (o cult Midnight Special), de Todd Solondz (Wiener-Dog) e das diretoras brasileiras Eliane Caffé (Era o Hotel Cambridgede SP) e Marília Rocha (A Cidade Onde Envelheço, de MG).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.