Livro revela segredos de O Planeta dos Macacos
Livro revela segredos de O Planeta dos Macacos
Amanhã, 10 de março, a Opera Graphica lança, na Comix Book Shop, o livro Quando os macacos dominavam a Terra do jornalista Eduardo Torelli. A obra, com mais de 200 fotos, traz sinopses, análises críticas e curiosidades sobre os bastidores da série cinematográfica que se iniciou com o filme O planeta dos macacos (Planet of the apes, 1968), estrelado por Charlton Heston, bem como do seriado de TV Planeta dos macacos e do desenho animado De volta ao planeta dos macacos.
Em suas 210 páginas, há entrevistas exclusivas com a atriz Kim Hunter a chimpanzé Dra. Zira Ron Harper o astronauta Alan Virdon da tele-série e Orival Pessini o criador dos macacos Charles e Sócrates, do humorístico Planeta Dos Homens.
Quando os macacos dominavam a Terra ainda oferece uma sinopse do romance La planète des singes de 1963 que inspirou a série. Escrita pelo francês Pierre Boulle, essa ficção científica mostra a chegada de astronautas a um planeta, na constelação de Órion, dominado por macacos que utilizam humanos como "cobaias".
Produzido por Arthur P. Jacobs e pela 20th Century Fox, O planeta dos macacos foi dirigido por Franklin J. Shaffner com roteiro de Rod Serling o criador da tele-série Além da imaginação e Michael Wilson. Tal qual o livro de Boulle, a versão cinematográfica fazia uma crítica ácida às incongruências político dos sessenta. Mantendo esse mesmo espírito contestador, suas seqüências A fuga do planeta dos macacos (1971), A conquista do planeta dos macacos (1972) e A batalha do planeta dos macacos (1973) foram manifestos de apoio "velados" à causa dos ativistas afro-americanos.
Os filmes e seriados APE representaram um avanço no campo dos efeitos especiais de Hollywood. A maquiagem dos macacos, concebida por John Chambers, foi o passo mais significativo neste campo desde que Jack Pierce concebera as "máscaras" dos monstros da Universal (Frankenstein, Drácula, Lobisomem etc).
Além de analisar os filmes e seriados, Eduardo Torelli estuda a Macacomania dos anos setenta com sua profusão de gibis, brinquedos, álbuns de figurinhas, cards e romances. Em nosso país, o mais memorável subproduto da saga foi o programa humorístico O planeta dos homens.
O lançamento na Comix terá início às 14 horas de 10 de março com direito a exibição de trechos dos filmes e dos seriados de TV
Comix Book Shop
A Jaú, 1998
São Paulo SP
Tel: (11) 3088-9116 / 3061.3893