10 filmes de tubarão que adoramos e onde assistir
De clássicos ao trash, o medo do animal marinho marca presença no cinema há pelo menos 50 anos
Há 50 anos, Steven Spielberg lotava os cinemas e aterrorizava o público com o "pai dos blockbusters", Tubarão. De lá para cá, o terror causado pelo animal sempre teve seu espaço nos cinemas, seja em filmes de ação, suspense ou no mais puro e divertido trash.
Listamos alguns dos nossos favoritos e uma menção honrosa que não dá para escapar - ao menos pela curiosidade!
Tubarão
Temos que começar com o clássico dos clássicos. Em seu primeiro grande filme, Steven Spielberg criou um fenômeno que combinou elementos de terror, suspense e aventura para prender milhares de pessoas em terra seca, com medo de entrar na água e encarar um tubarão. O clássico Jaws transcende qualquer envelhecimento. Não importa que Bruce seja um tubarão mecânico, ou a idade do filme. Seu espetáculo e criação e tensão continuam entre os melhores trabalhos do cineasta.
Onde assistir: Netflix
Sharknado
Não seria injusto colocar Sharknado no bônus dessa, mas o fenômeno do Syfy, lançado em 2013 e com seis continuações, foi um marco. Uma comédia de terror, ficção-científica e desastre (em vários sentidos) trouxe nova vida para o gênero de tubarão assassino ao colocar os predadores num furacão. É ridículo, e sabe disso. Alguns não têm paciência para essa brincadeira, mas o status de Sharknado como um filme influente não pode ser negado.
Onde assistir: Prime Video
Megatubarão
Jason Statham luta contra um megalodon. Precisamos dizer mais? O filme de Jon Turteltaub coloca o astro de ação como um mergulhador especializado em resgates em água profundas que precisa resgatar a equipe de um submarino após eles serem atacados pela criatura de mais de 20 metros. Ótimas cenas de ação e Statham no modo "pronto pra qualquer parada" fazem desse um exemplo perfeito de diversão.
Onde assistir: HBO Max
Megatubarão 2
Um é bom, dois fica melhor? Mais ou menos quando o caso é Megatubarão 2. Sem o charme do filme anterior e focando mais na megalomania, Jason Statham retorna para liderar uma equipe de pesquisa em um mergulho exploratório nas profundezas do oceano, que acaba se deparando - de novo - com tubarões pré-históricos colossais e saqueadores ambientais. Tem dinossauro, polvo gigante, Jason Statham pegando onda com jet-ski, parando um megalodon com o pé e tudo que uma galhofa que só a série The Meg pode garantir.
Onde assistir: HBO Max
Sob as Águas do Sena
E se um dos cenários mais visitados do mundo recebesse a visita de um tubarão, justamente na véspera de uma prova de triatlo, no rio que corta a cidade. O local: Paris. A Netflix lançou o filme, que mostra um tubarão gigante apavorando as águas do Rio Sena, bem próximo das Olimpíadas de Paris, que usou o rio como parte da competição. Boas cenas de suspense e um "baseado em fatos reais" bem longe do que realmente aconteceu e pronto: audiência foi garantida.
Onde assistir: Netflix
Animais Perigosos
Se tubarões brancos, doidos para o ataque, não seriam o suficiente para aterrorizar, adicione na fórmula um serial killer que utiliza suas vítimas como fonte de alimentação para os bichões e você tem o ótimo Animais Perigosos. Jai Courtney entrega uma de suas melhores atuações e o diretor Sean Byrne entrega um ótimo suspense com a pitada de filme B que o gênero pede.
Onde assistir: Cinemas
O Espanta Tubarões
Não é todo dia que você pode contar com Martin Scorsese para dublar um de seus personagens. O Espanta Tubarões conta com um grande elenco e conta a história de um peixe que se torna celebridade ao fingir ter matado um tubarão da máfia. Aliado ao irmão vegetariano da "vítima", ele desfruta da fama até que o mafioso Don Lino decidir vingar a morte do filho e ameaçando expor sua mentira para todos.
Onde assistir: Globoplay
Mar Aberto
Aqui deixamos a ação e o lado "trash" mais de lado para um filme que se propõe a ser um drama de sobrevivência. Daniel e Susan embarcam para suas férias e prontos para praticar mergulho. Durante um deles, os dois se separam dos outros para mergulharem um pouco mais profundamente. A contagem incorreta deixa os dois sozinhos no meio do mar. Com o passar do tempo e com tubarões à espreita, suas chances de sobrevivência se tornam cada vez menores.
Onde assistir: Prime Video
Águas Rasas
Também pendendo pro lado mais sério desse tipo de filme, Águas Rasas foi um dos últimos blockbusters a encarar a ideia do tubarão assassino de forma quase inteiramente honesta. Todo longa-metragem deste universo tem um quê de ironia em sua concepção, mas ao colocar a surfista de Blake Lively presa numa luta contra o grande peixe, Águas Rasas tenta abordar ideias de trauma e superação enquanto faz um suspense competente.
Onde assistir: HBO Max
Do Fundo do Mar
O ápice do blockbuster trash que Hollywood gostava de lançar nos anos 1990 Podemos falar muito sobre Do Fundo do Mar, mas não queremos estragar o que acontece com o personagem de Samuel L. Jackson. Vale a pena ver essa história dirigida por Renny Harlin, que mostra uma bióloga marinha e sua equipe, que conduzem uma experiência que faz alterações genéticas em tubarões com o objetivo de deixá-los mais inteligentes.
Onde assistir: HBO Max
TRASHEIRA TOTAL: Tubarão Exorcista, Tubarão Jurássico, Sharkenstein, Sharktopus vs. Pteracuda e Sharktopus vs. Whalewolf
Todos os filmes ACIMA, até Sharknado, podem ser recomendados com pelo menos um pouco de seriedade no rosto, especialmente o clássico de Spielberg, Mar Aberto, Animais Perigosos e Águas Rasas. O mundo dos filmes de tubarão, porém, vai muito além disso. Há anos, produtores independentes mergulharam de cabeça no absurdo para imaginar as coisas mais exageradas possíveis. É nesse mundo que se escondem pérolas (ou não) como Tubarão Exorcista, Tubarão Jurássico, Sharkenstein, Sharktopus vs. Pteracuda e Sharktopus vs. Whalewolf.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários