Entenda a linha do tempo da franquia Planeta dos Macacos

Créditos da imagem: Universal/Divulgação

Filmes

Lista

Entenda a linha do tempo da franquia Planeta dos Macacos

Série iniciada em 1968 conta com dez filmes no total

Omelete
4 min de leitura
10.05.2024, às 19H03.

Uma das franquias de ficção científica mais antigas do cinema, Planeta dos Macacos ganhou um novo capítulo com a estreia de Planeta dos Macacos: O Reinado na última quinta (9). O longa dá início a uma nova trilogia, mas também serve como sequência da trinca de filmes estrelada por Andy Serkis.

Com tantos filmes contando a história de um mundo no qual macacos são inteligentes e mais evoluídos do que os humanos, é normal que parte do público fique confuso com a linha do tempo. Portanto, esta lista é para esclarecer como funciona a continuidade da franquia Planeta dos Macacos.

Com dez longas no total, a série é composta pelos cinco filmes originais lançados entre 1968 e 1973; um remake de 2001, dirigido por Tim Burton; a trilogia iniciada em 2011 e que marcou o reboot da franquia, e o recém-lançado O Reinado.

Nesta lista, vamos excluir o reboot de Tim Burton, que tinha nomes como Mark Wahlberg, Tim Roth e Paul Giamatti no elenco. Confira abaixo:

Planeta dos Macacos (1968)

Filme original da franquia lançado em 1968. A trama se passa no ano 3978 e mostra o astronauta humano George Taylor (Charlton Heston) cair em um planeta desconhecido no qual os macacos são a espécie dominante, evoluídos, com inteligência e habilidade de fala, enquanto os humanos são aprisionados e sem a capacidade de se comunicar.

Após os eventos do filme, Taylor descobre que o planeta é, na verdade, a Terra em um mundo pós-apocalíptico. A cena final do filme é uma das mais marcantes do cinema, na qual o personagem de Heston encontra a parte de cima de uma destruída Estátua da Liberdade e finalmente entende que está "em casa".

De Volta ao Planeta dos Macacos (1970)

Situado logo após os eventos do filme original, De Volta ao Planeta dos Macacos mostra o astronauta John Brent (James Franciscus) como o único sobrevivente de uma missão de resgate à procura de George Taylor (Charlton Heston).

Juntos, os dois descobrem uma seita que louva uma bomba atômica sem saber do perigo. 

Fuga do Planeta dos Macacos (1971)

Após a explosão da bomba, os chimpanzés Cornelius (Roddy McDowell) e Zira (Kim Hunter) fogem da Terra antes de sua destruição e acabam entrando em um túnel do tempo que os leva de volta ao planeta, mas no ano de 1973.

Nesta época, os humanos ainda eram a espécie dominante e tratam os símios como celebridades. Ao descobrirem o passado do casal, as autoridades começam a caça-los, ao mesmo tempo em que Zira se prepara para dar à luz o filho Milo.

A Conquista do Planeta dos Macacos (1972)

Situado em 1991, o longa conta a história de Milo (também vivido por Roddy McDowell), agora chamado de César, e sua luta para acabar com a opressão dos humanos contra os símios. O conflito dá início à guerra entre as espécies que viria a culminar na Terra pós-apocalíptica.

A Batalha do Planeta dos Macacos (1973)

Último filme da série iniciada em 1968. A trama se passa em 2003, após os eventos catastróficos da guerra entre humanos e macacos que destruiu o planeta.

Agora líder, Milo/Cesar tenta proteger os sobreviventes de ambas as espécies, mas precisa enfrentar a tentativa de um golpe do general gorila Aldo (Claude Akins).

Planeta dos Macacos: A Origem (2011)

Primeiro filme da trilogia que reiniciou a franquia. Na trama situada em 2019, o cientista Will Rodman (James Franco) faz experiências em um macaco resgatado chamado César (Andy Serkis). Ele começa a desenvolver funções cognitivas superiores após ser exposto a um soro experimental e ajuda outros símios a escapar para a liberdade enquanto uma pandemia dizima as populações humanas da Terra.

Apesar de ter o mesmo nome de um dos protagonistas dos filmes antigos, o César de Serkis não tem relação com o vivido por McDowell.

Planeta dos Macacos: O Confronto (2014)

Dez anos após a pandemia matar milhões de pessoas, César lidera uma comunidade de símios evoluídos que enfrenta constantes batalhas com as humanos sobreviventes liderados pelo cruel Dreyfus (Gary Oldman).

Enquanto ele tenta promover a paz entre as espécies, o rebelde Koba (Toby Kebbell) tenta destroná-lo por acreditar que apenas a morte dos humanos é a solução.

Planeta dos Macacos: A Guerra (2017)

Dois anos após o confronto com Dreyfus, a colônia de macacos de César é detida em um campo de prisioneiros liderado por um coronel militar homicida (Woody Harrelson). Para piorar, uma cepa mutante da gripe símia que reduz os humanos a animais primitivos acaba por tornar o conflito ainda pior.

Planeta dos Macacos: O Reinado

300 anos após a morte de César, outro conflito interno entre símios irrompe quando um jovem chimpanzé chamado Noah (Owen Teague) questiona a suposta superioridade dos macacos sobre a humanidade. Sua impressão sobre os humanos começa a mudar ainda mais quando ele conhece a jovem Mae (Freya Allan).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.