Filmes

Artigo

Liga da Justiça | O enigma do nome de Darkseid no teaser do SnyderCut

Škotomidis Dirkseidøś vem aí?

Marcelo Hessel
18.06.2020
17h50

Antes da versão de Zack Snyder de Liga da Justiça ser oficializada, já se sabia que Darkseid apareceria na batalha da Antiguidade que abre o filme e acabou reduzida no corte de cinema assinado por Joss Whedon. Era um artifício para criar uma longa expectativa que, originalmente, se resolveria em dois filmes, com Lobo da Estepe servindo de arauto no primeiro e a ação levada a Apokolips e Darkseid no segundo. Como podemos ver no primeiro teaser divulgado do SnyderCut, a expectativa continua a ser construída, com a sombra de Darkseid pairando sobre o futuro dos heróis, como um Sauron eternamente à espreita em O Senhor dos Anéis, representado apenas por seu olho flamejante.

Snyder já preparava a introdução do vilão desde o sonho de Batman em Batman vs Superman envolvendo o símbolo do Ômega que Darkseid carrega consigo. Liga da Justiça abre com um cenário em que é preciso a união dos povos da Terra - contando também com os deus antigos da Grécia e também os Lanternas Verdes - para impedir a terraformação do nosso planeta pelos invasores de Apokolips. Diante disso, como cinco meros super-heróis de uma equipe recém-formada poderiam impedir invasão semelhante? Ainda que eventualmente não entregue esse combate em cena, Snyder bota suas fichas na ameaça cada vez mais crescente de Darkseid. Faz todo o sentido que o teaser traga isso como a principal novidade do corte inédito.

No vídeo, Diana (que trabalha na era contemporânea como arqueóloga, não custa lembrar) visita uma câmara que alerta para o perigo de Darkseid. Como precaução contra Apokolips, os povos antigos - humanos, amazonas e atlantes - haviam tomado a decisão de dividir e proteger as caixas maternas, e os quadrados que aparecem às costas de Diana provavelmente representam as três caixas. Imagens da produção divulgadas há alguns anos mostravam que todas as paredes dessa câmara são recobertas de um mosaico que recria a batalha da Antiguidade. Ao centro, diante de Diana, Darkseid é ilustrado com uma das caixas maternas estilizada no meio do peito. 

A inscrição acima, em grego, "Škotomidis Dirkseidøś", é o nome dado a ele pelo povo da Mulher-Maravilha. "Škotomidis" significa, em tradução livre, uma pessoa com pensamentos maus e sombrios. É curioso que os gregos antigos já usem "Dirkseidøś" (a palavra derivada de Darkseid no alfabeto grego não tem um significado por si só), porque no cânone da DC o vilão Uxas atribuiu esse nome a si mesmo e se tornou Darkseid quando os deuses antigos de um outro universo foram mortos e substituídos pelos Novos Deuses (dos quais Darkseid, que tomou os poderes dos deuses antigos e criou Apokolips para ser seu planeta, é o regente tirânico).

A imagem no teaser pode dar a entender que Darkseid só é conhecido assim na história porque esse é o nome atribuído a ele pelos deuses gregos. Outras inscrições relembram que, na batalha, Zeus havia ordenado a Ares que matasse Darkseid, que consegue escapar, derrotado, enquanto Zeus fulmina o Lobo da Estepe com seus raios. Esse duelo entre Ares e Darkseid pode aparecer no SnyderCut, e talvez tenha até um diálogo entre os dois (que justifique o nome, caso o vilão invasor se apresente aos rivais). Entre outros motivos, a presença de Ares no prólogo pode ter sido removida da versão de cinema porque afinal o Deus da Guerra não é um herói e sim o vilão do filme da Mulher-Maravilha.

O lançamento do SnyderCut de Liga da Justiça está previsto para 2021, no streaming HBO Max.