O Outro Lado do Paraíso/Amor Sem Medida

Créditos da imagem: Globo/Netflix/Divulgação

Filmes

Notícia

Atriz Juliana Caldas critica Amor Sem Medida, filme da Netflix

Longa com Leandro Hassum aborda nanismo de forma “capacitista totalmente preconceituosa”

02.12.2021, às 17H48.

Juliana Caldas, atriz conhecida pela novela O Outro Lado do Paraíso, fez duras críticas a Amor Sem Medidas, novo filme da Netflix com Leandro Hassum, por seu retrato preconceituoso de pessoas com deficiência. Em um vídeo compartilhado em seu Instagram, ela acusou a produção de fazer uso de piadas capacitistas sobre nanismo, incluindo “comparar o órgão masculino do cara com o tamanho dele”.

Em seu depoimento, Caldas condenou o fato de o estúdio não ter escalado um ator com nanismo para o papel de Hassum, que vive um neurocirurgião anão, optando por diminuir o ator com o uso de computação gráfica. “É um absurdo, a gente tenta lutar por respeito, pelo nosso espaço. Por exemplo, um espaço que poderia ter tido um ator realmente com nanismo no filme, não teve”.

Para Caldas, Amor Sem Medida receberia maior repreensão se seu humor se baseasse em preconceitos como racismo, LGBTfobia ou gordofobia. “Quando a gente fala sobre o nanismo, a maior parte das vezes é nessa forma de piada capacitista totalmente preconceituosa”.

Falando sobre a novela de Walcyr Carrasco, em que sua personagem era maltratada pela mãe por causa do nanismo, a atriz disse que o folhetim não dava abertura para que o público risse de pessoas com nanismo. “Se dava abertura para você questionar, sim, sobre muitas coisas e como isso machuca o próximo”.

Confira o depoimento completo de Caldas abaixo:

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.