John Singleton em entrevista ao Breakfast Club Power 105.1 FM

Créditos da imagem: Breakfast Club Power 105.1 FM/Youtube/Reprodução

Filmes

Notícia

John Singleton, diretor de Os Donos da Rua e Quatro Irmãos, morre aos 51 anos

Cineasta havia sido hospitalizado por derrame

Arthur Eloi
29.04.2019
18h22

Após ser hospitalizado por sofrer um derrame, o diretor John Singleton faleceu aos 51 anos de idade. A informação é do Deadline.

Inicialmente, seu estado previa melhoras e o derrame era descrito como "moderado" - porém a situação se agravou e Singleton entrou em coma. Hoje (13), sem perspectiva de recuperação e com orientação dos médicos, a família optou por desligar seus aparelhos. Em pronunciamento oficial, a família do cineasta ressalta que Singleton sofria de hipertensão e recomenda que todos fiquem alertas aos seus sintomas.

Singleton apareceu em 1991 com o sucesso Os Donos da Rua, estrelado por Ice Cube Cuba Gooding Jr.. Pelo filme ele foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor e Melhor Roteiro Original - sendo o primeiro cineasta negro e o mais jovem a conseguir indicações nestas categorias. Por conta disso, Singleton influenciou uma geração de cineastas negros - os quais homenageam o falecido cineastas nas redes sociais.

"Descanse em paz, John Singleton. É muito triste ouvir isso. John era um artista corajoso e uma verdadeira inspiração. Sua visão mudou tudo", disse Jordan Peele, diretor de Corra! (2017) e Nós (2019). Cheo Hodari Coker, showrunner de Luke Cage, disse: "John Singleton era um nerd nível Jedi. A única coisa melhor do que assistir algo da Marvel ou Star Wars era discutir o filme com ele, cena por cena, fala por fala. Assistir Ultimato com ele seria um enorme prazer, pelo brilho em seus olhos e sua risada. Ele teria amado."

Desde então, Singleton trabalhou em filmes como Shaft com Samuel L. Jackson, Quatro Irmãos e o segundo filme da franquia Velozes e Furiosos. Mais tarde em sua carreira ele passou a se dedicar à séries de TV, comandando sucessos como The People vs O.J. Simpson: American Crime Story, Snowfall, Empire Billions.