Filmes

Notícia

Jesus of Nazareth | Filme de Paul Verhoeven sobre Cristo enfim vai sair

Produtora garante financiamento e contrata Roger Avary para escrever a nova versão do roteiro

Marcelo Hessel
20.06.2012, às 13H37
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 14H41
ATUALIZADA EM 21.09.2014, ÀS 14H41

O filme sobre Jesus Cristo que o cineasta holandês Paul Verhoeven (Robocop, O Vingador do Futuro, A Espiã) planeja há anos finalmente conseguiu financiamento. Segundo o Deadline, a Muse Productions de Chris Hanley (produtor de Psicopata Americano) vai bancar Jesus of Nazareth.

Jesus of Nazareth

None

A Muse está também contratando Roger Avary para escrever a nova versão do roteiro. Assim como Verhoeven, Avary, corroteirista de Pulp Fiction, é conhecido por seus trabalhos provocativos, como Regras da Atração.

Verhoeven diz pesquisar a história de Jesus há duas décadas para o filme. Sua intenção é narrar a vida do nazareno de um ponto de vista científico, histórico e político. Em entrevistas, ele já disse que esse "ponto de vista científico" inclui aferir que Maria não engravidou por desígnio divino, mas foi estuprada por um soldado romano durante a revolta judaica contra o império na Galileia. Na visão do cineasta, que diz não crer nos milagres registrados na Bíblia, Jesus era um profeta radical que fazia exorcismos e acreditava que encontraria o reino dos céus na Terra.

"Se você olhar o homem, fica claro que você tem ali uma pessoa completamente inovadora no campo da ética. Minha paixão pessoal por Jesus surgiu quando eu comecei a perceber isso. A questão não são os milagres, mas a nova ordem ética, uma visão aberta em relação ao mundo, o que se opunha à dominação dos romanos. Acho que ele foi crucificado porque, politicamente, era uma pessoa perigosa que estava em crescimento. Os ideias de Jesus dizem respeito a uma utopia do comportamento humano", disse Verhoeven ao Deadline ano passado.

Verhoeven organiza essas ideias no livro Jesus of Nazareth, lançado em 2011 e sem tradução em português por enquanto. Mais informações sobre as filmagens devem sair em breve.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.