Jean Reno em adaptação de HQ francesa
Jean Reno em adaptação de HQ francesa
O
ator francês Jean Reno participará da adaptação
para o cinema do álbum L’Enquête Corse
(A Investigação Corsa) de René Pétillon.
O álbum, 12º da série estrelada pelo incapaz detetive Jack Palmer - a maior criação de Pétillon - mostra o investigador viajando para a Córsega (ilha francesa do Mediterrâneo, famosa pelo nacionalismo de seus habitantes) em busca de um certo Ange Leoni, membro de um grupo de resistência, que precisa receber uma herança. A busca é dificultada pelas tremendas idiossincrasias que Palmer encontra na célebre ilha, que renderam ao álbum a fama de ser o mais divertido da série. A HQ teve altas vendas na França (80 mil exemplares em 2000) e recebeu o cobiçado prêmio de Melhor Álbum no Festival de quadrinhos de Angoulême de 2001.
A adaptação será dirigida por Alain Berberian. Reno fará o papel de Ange Leoni e Christian Clavier (que já trabalhou com Reno no filme Os Visitantes e em sua refilmagem americana) fará o papel de Jack Palmer. Clavier, não custa lembrar, já tem grande experiência em adaptação de HQs, tendo interpretado o gaulês Asterix em dois filmes. O lançamento do filme está previsto para 6 de outubro (na França, claro).
Além da adaptação, Jean Reno está envolvido em diversas outras produções no momento. Entre elas a nova versão de A Pantera Cor-de-Rosa (com Steve Martin substituindo o inesquecível Peter Sellers no papel de Inspetor Clouseau), La Tigre e La Neve (O Tigre e a Neve), comédia romântica italiana de Roberto Benigni que mostrará as aventuras de um poeta italiano no Iraque atual (!), e, por fim, L’Empire des Loups (O Império dos Lobos), filme de Chris Nahon (diretor de O Beijo do Dragão) baseado em livro de Jean-Christophe Grangé (Rios Vermelhos). Nesse último, Reno vai interpretar Jean-Louis Schiffer, mais um policial durão veterano - ele coleciona esses tipos em sua carreira - que investiga em Paris uma série de assassinatos de mulheres de origem turca.
Vale mencionar que os últimos dois filmes franceses de Reno, Tais-Toi (Cale-se), comédia em que ele contracena com Gerard Depardieu, e Rios Vermelhos 2, ainda não foram lançados no Brasil.