Morre Jean-Louis Trintignant, ator de Amor, aos 91 anos

Créditos da imagem: Jean-Louis Trintignant em cena de Amor (Reprodução)

Filmes

Notícia

Morre Jean-Louis Trintignant, ator de Amor, aos 91 anos

Astro do cinema francês fez clássicos como Z e A Fraternidade é Vermelha

Omelete
2 min de leitura
Caio Coletti
18.06.2022, às 15H34
ATUALIZADA EM 18.06.2022, ÀS 15H53
ATUALIZADA EM 18.06.2022, ÀS 15H53

O ator francês Jean-Louis Trintignant, mais conhecido do público contemporâneo pelo papel em Amorde Michael Haneke, morreu aos 91 anos de idade. A esposa do ator, Marianne, confirmou a notícia à Agence France-Presse [via Variety], sem mencionar a causa da morte.

Trintignant interpretou o marido que encara bravamente a doença degenartiva da esposa (Emmanuelle Riva) no filme de 2012, que foi indicado a cinco Oscar. Apesar de ter ficado fora do prêmio da Academia, Trintignant levou o César, equivalente francês do Oscar, pelo papel.

Foi a única vitória do ator no prêmio, após outras quatro indicações, por A Mulher de Minha Vida (1986), A Fraternidade é Vermelha (1994), Fiesta (1995) e Os Que Amam Tomarão o Trem (1998).

Trintignant também colecionava premiações no circuito de festivais europeu, vencendo melhor ator em Cannes por (1969), clássico de Costa-Gavras; e em Berlim por L'Homme Qui Ment (1968).

Outros papeis de destaque de sua filmografia incluem E Deus Criou a Mulher (1956), de Roger VadimUm Homem, Uma Mulher (1966), de Claude Lelouch; e Mais Estranho que a Ficção (2006), uma de suas raras aparições em Hollywood.

Trintignant também tentou a mão na direção duas vezes, em Um Dia dos Diabos (1973) e Le Maitre Nageur (1979). Sua última aparição nos cinemas foi em Os Melhores Anos de uma Vida (2019), novamente sob a direção de Lelouch.

O ator é sobrevivido por sua esposa e seu filho Vincent, também ator e diretor.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.