<i>Super Size Me</i>: 30 dias comendo no McDonalds
<i>Super Size Me</i>: 30 dias comendo no McDonalds
![]() |
![]() Spurlock antes... |
![]() ... e depois. |
O festival de cinema de Sundance trouxe em sua edição de 2004 um documentário, no mínimo, inusitado.
Escrito, dirigido e protagonizado por Morgan Spurlock, Super Size Me - uma espécie de Tiros em Columbine com foco na cultura do fast food - propõe uma experiência arriscada: O que aconteceria com um pessoa que se alimentasse exclusivamente de produtos da rede de lanchonetes McDonalds?
Para responder essa aterrorizante questão, Spurlock resolveu tornar-se uma cobaia humana, documentando todo o processo e o impacto da alimentação em seu organismo. As regras eram simples:
- Fazer três refeições diárias (café, almoço e jantar) durante 30 dias no McDonalds. Lembre-se que nos Estados Unidos a franquia do palhaço Ronald também serve desjejum.
- Alimentar-se única e exclusivamente de produtos do menu da lanchonete (incluindo água!).
- Comer - no mínimo - um prato de cada item disponível.
- Só pedir as porções grandes se o atendende oferecesse.
A experiência aconteceu em fevereiro de 2003. Trinta dias após o início da maratona, Spurlock, que pesava saudáveis 85 quilos, já beirava os três dígitos, com 97 quilos marcados na balança! Entretanto, a gordura foi o menor dos seus problemas...
Poucos dias depois do início das gravações, Spurlock já demonstrava péssimos sinais. Vomitava muito e sentia-se mal. Foi uma loucura. Meu corpo simplesmente desmantelou-se no período, disse o cineasta ao The Post.
O médico desse verdadeiro Papa Burguer diagnosticou problemas sérios no fígado, taxa de colesterol nas alturas, falta de interesse sexual, dores nos joelhos pelo peso extra, dores de cabeça e depressão. Ninguém imaginava que ele ficaria tão mal, tão rápido, comentou o médico, que tratou Spurlock depois do fim do longa-metragem simplesmente tirando toda e qualquer fast food da sua frente.
Além de documentar a McMaratona, o filme traz entrevistas gravadas em diversas cidades americanas, nas quais pessoas comuns falam sobre seus hábitos alimentares.
O site oficial de Super Size Me pode ser acessado aqui. Infelizmente, o trailer ainda não está disponível. Do outro lado do ringue, o site nacional do McDonalds tem uma área especial sobre nutrição, controle de peso e informações detalhadas sobre seus produtos. Acesse aqui.


