Isabelle Huppert no filme Elle, de Paul Verhoeven (Sony Pictures Classics/Divulgação)

Créditos da imagem: Isabelle Huppert no filme Elle, de Paul Verhoeven (Sony Pictures Classics/Divulgação)

Filmes

Notícia

Isabelle Huppert, de Elle, será homenageada no Festival de Berlim 2022

Atriz foi indicada ao Oscar em 2017 por filme dirigido por Paul Verhoeven, de Robocop

Flávio Pinto
16.12.2021
12h00
Atualizada em
16.12.2021
12h29
Atualizada em 16.12.2021 às 12h29

A atriz francesa Isabelle Huppert será homenageada com um Urso de Ouro Honorário no Festival de Berlim de 2022. Segundo o Variety, a homenagem também celebrará alguns filmes de sua filmografia. 

O Urso de Ouro Honorário pode parecer uma progressão natural em uma carreira sem igual, já que Isabelle Huppert é uma das poucas artistas reconhecidas com prêmios de atuação em todos os principais festivais de cinema. Mas ela é mais que uma atriz célebre — ela é uma artista intransigente que não hesita em correr riscos e desprezar as tendências convencionais”, afirmaram Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, os diretores do Berlinale (apelido do evento). 

Com uma carreira iniciada durante a década de  1970, Huppert é tida por muitos críticos e jornalistas especializados como a maior atriz viva, ou uma das mais influentes da história. Em 2020, o The New York Times também a elegeu como o segundo melhor ator do século XXI, apenas atrás de Denzel Washingtonlista também contou com a brasileira Sônia Braga.

Ao longo de sua carreira, Isabelle também colaborou com um número impressionante de diretores, que incluem Jean-Luc Godard, Claude Chabrol, Michael Haneke, Olivier Assayas, Catherine Breillat, Claire Denis, Joachim Trier, Curtis Hanson, Hal Hartley, Ira Sachs, David O. Russell e Marco Bellocchio.

Huppert é a recordista de indicações ao César (o Oscar francês), com 16 nomeações e duas vitórias — em 1996 por Mulheres Diabólicas, e em 2017, por Elle. Dirigido por Paul Verhoeven, Elle também foi o filme que levou a atriz ao tapete vermelho do Oscar pela primeira vez. Indicada na categoria de Melhor Atriz, ela perdeu o prêmio para Emma Stone, por La La Land - Cantando as Estações, mas ganhou o Globo de Ouro na mesma categoria naquele ano.  

Ela também venceu duas Palmas de melhor atriz no Festival de Cannes, e apareceu no evento em mais de 20 ocasiões diferentes, sempre representada por algum filme na competição oficial. 

A premiação especial para a atriz acontecerá em 15 de fevereiro, após a exibição de seu mais novo filme, Joan Verra, de Laurent Larivière, que terá espaço na programação do evento alemão. 

Veja a lista de filmes estrelados por Huppert que serão celebrados no Festival de Berlim 2022

  • Um Amor Tão Fácil (1977), de Claude Goretta
  • Salve-se Quem Puder (1980), de Jean-Luc Godard — disponível pelo Telecine Play
  • Mulheres Diabólicas (1995), de Claude Chabrol
  • A Professora de Piano (2001), de Michael Haneke
  • 8 Mulheres (2002), de François Ozon
  • O Que Está Por Vir (2016), de Mia Hansen-Løve
  • Elle (2016), de Paul Verhoeven — disponível para aluguel no YouTube Filme

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.