Irrfan Khan em O Espetacular Homem-Aranha

Créditos da imagem: Divulgação/Sony

Filmes

Lista

9 filmes para relembrar o trabalho de Irrfan Khan

Ator indiano faleceu nesta quarta-feira (29) após uma batalha contra tumor

Gabriel Avila
29.04.2020
18h45

O ator indiano Irrfan Khan faleceu nesta quarta-feira (29), vítima de um tumor neuroendócrino. Durante sua carreira, o astro protagonizou grandes produções tanto em Bollywood, nome dado à indústria indiana de cinema, quanto em Hollywood. Com participação em novelas e séries de TV, é no cinema que Khan teve mais destaque, participando de mais de 100 filmes em seus mais de 30 anos de estrada.

Abaixo reunimos 9 filmes perfeitos para quem quer conhecer ou relembrar Irrfan Khan:

Um Guerreiro Solitário (2001)

Irrfan Khan em Um Guerreiro Solitário

Dirigido por Asif Kapadia (Senna), Um Guerreiro Solitário colocou Irrfan Khan no papel do protagonista Lafcadia, um homem que passa a ser perseguido por seu senhor feudal após a decisão de se aposentar como cobrador do governo e renunciar sua vida de violência. Lançada em 2001, a produção venceu o BAFTA, o Oscar britânico, na categoria de melhor filme no ano seguinte.

Onde assistir? Disponível no Brasil apenas em mídia física em edição lançada pela Europa Filmes.

Viagem a Darjeeling (2007)

Irrfan Khan em Viagem a Darjeeling

Uma das primeiras participações de Irrfan Khan em Hollywood aconteceu no filme Viagem a Darjeeling, de Wes Anderson. O longa conta a história de Francis (Owen Wilson), Peter (Adrien Brody) e Jack (Jason Schwartzman), irmãos que mantém uma conflituosa relação a ponto de não se falarem há mais de um ano até decidirem fazer uma viagem de trem pela Índia após a morte de seu pai. Khan aparece no filme como o pai de um garoto indiano que morre afogado em um rio. Ainda que curta, a tocante participação foi escrita por Anderson especialmente para o ator.

Onde assistir? Disponível para alugar/comprar no iTunes e Google Play.

Quem quer ser um Milionário (2008)

Irrfan Khan em Quem quer ser um Milionário

Quem quer ser um Milionário conta a história de Jamal Malik (Dev Patel), um garoto que vence o programa de quiz que dá nome ao filme. Após vencer por acertar perguntas que estavam de alguma forma ligadas a marcantes momentos de sua vida, o garoto é acusado de trapaça pela polícia. Preso, ele precisa provar a própria inocência para poder se libertar. Dirigido por Danny Boyle, o filme fez bonito no Oscar de 2009, levando nove estatuetas para casa. No filme, Irrfan Khan viveu o cruel inspetor de polícia encarregado de interrogar Jamal, que utiliza até de tortura na tentativa de fazer o garoto falar.

Onde assistir? Disponível para streaming na Netflix, Looke e NetMovies e para alugar/comprar no Google Play e Looke.

As Aventuras de Pi (2012)

Irrfan Khan em As Aventuras de Pi

O grande papel de Irrfan Khan em Hollywood foi a versão adulta de Pi Patel, o protagonista de As Aventuras de Pi. No filme de Ang Lee, Pi e sua família estavam em uma viagem rumo ao Canadá quando o navio que os transportava afunda, deixando o garoto em um bote salva-vidas com alguns animais, incluindo um perigoso tigre de Bengala adulto. Inspirado no livro homônimo de Yann Martel, o longa fez muito sucesso entre público e crítica, saindo como grande vencedor no Oscar de 2013, após levar quatro estatuetas.

Onde assistir? Disponível para streaming no Claro Video e Tele Cine Play, e para alugar/comprar na Microsoft Store, Itunes, Google Play e Looke.

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Irrfan Khan em O Espetacular Homem-Aranha

Em 2012, o Homem-Aranha ganhou um reboot pela Sony. Em O Espetacular Homem-Aranha, o herói interpretado por Andrew Garfield, se dedica a uma investigação sobre o desaparecimento de seus pais. Suas descobertas o levam até a Oscorp, onde ele conhece o Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), um antigo colega de seu pai que viria a se tornar o perigoso Lagarto. Na produção, Irrfan Khan interpretou Rajit Ratha, um cientista da Oscorp que é salvo pelo Homem-Aranha após um ataque do vilão.

Onde assistir? Disponível para streaming no Claro Video, Telecine Play e Globoplay, e para alugar/comprar na Microsoft Store, Itunes, Google Play e Looke.

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

Irrfan Khan em Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros

Em 2015, Irrfan Khan estrelou Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, o retorno de outra grande franquia dos cinemas. Sequência da clássica trilogia Jurassic Park, o longa conta a história do Jurassic World, um novo parque habitado por dinossauros aberto ao público que deseja de conhecer e conviver com os animais. As coisas novamente fogem do controle após o desaparecimento do Indominus Rex, espécie criada em laboratório exclusivamente como atração do local. Khan interpretou Simon Masrani, o dono do novo estabelecimento.

Onde assistir? Disponível para alugar/comprar no iTunes, Google Play e Looke.

Culpa Declarada (2015)

Irrfan Khan em Culpa Declarada

Inspirado em um caso real, Culpa Declarada narra a investigação sobre o assassinato da jovem Shruti (Alisha Parveen) e seu criado Khempal. Dirigido por Meghna Gulzar, o suspense mostra três diferentes pontos de vista que apontam culpados distintos para o chocante crime que chegam a envolver outros interesses que vão além de simplesmente encontrar um culpado. Na produção, Irrfan Khan interpreta Ashwin Kumar, o diretor do Bureau Central de Investigação, maior agência de investigação da Índia.

Onde assistir? Disponível para streaming na Netflix.

Inferno (2016)

Irrfan Khan em Inferno

A última aparição de Irrfan Khan em Hollywood aconteceu em Inferno, filme baseado no livro de Dan Brown. A trama acompanha o famoso simbologista Robert Langdon (Tom Hanks), que acorda sem memórias em um hospital na Itália em uma misteriosa corrida contra o tempo, já que um plano para disseminar um vírus mortal já está em andamento. No filme dirigido por Ron Howard, o ator indiano interpreta o misterioso Harry Sims.

Onde assistir? Disponível para streaming na Netflix, Claro Video e Globoplay, e para alugar/comprar na Microsoft Store, iTunes, Google Play.

Hindi Medium (2017)

Irrfan Khan em Hindi Medium

A comédia Hindi Medium conta a história dos Batra, casal que luta para dar a melhor educação para que sua filha Pia (Dishita Sehgal) seja aceita em uma ilustre escola inglesa em Nova Delhi. Porém, quando a garota é recusada, eles decidem apostar em um programa que ajuda crianças de baixa renda a estudarem no local e para isso passam a fingir ser uma família carente para a instituição. Irrfan Khan interpreta o patriarca Raj.

Onde assistir? Disponível para streaming no Amazon Prime Video.