<i>O Senhor dos Anéis: As duas torres</i>: Gollum para o Oscar 2003!
<i>O Senhor dos Anéis: As duas torres</i>: Gollum para o Oscar 2003!
Segundo
a Variety, a New Line Cinema espera que Gollum
seja indicado ao Oscar 2003 de melhor ator coadjuvante!
Gollum, que fez duas ou três rápidas aparições em O Senhor dos Anéis: A sociedade do Anel, é a criatura que foi deformada pela prolongada exposição à influência maligna do Um Anel. Trata-se de um personagem criado através de computação gráfica, que terá papel fundamental nos dois próximos filmes da trilogia: As duas torres e O retorno do rei.
Mas como pode um ator digital ser indicado ao Oscar?, você deve estar se perguntado... acontece que Gollum é totalmente interpretado pelo britânico Andy Serkis, que teve seus movimentos capturados e transferidos para o modelo digital numa técnica idêntica à utilizada pela Lucasfilm em Star Wars, Episódios I e II, quando utilizou Ahmed Best para dar vida ao Jar Jar Binks. Serkis participou inclusive das filmagens, ao lado de Elijah Wood (Frodo) e Sean Astin (Sam), e foi mais tarde substituído por sua versão digital.
Apesar da técnica já ter sido utilizada, é a primeira vez em que um personagem digital tem tanta relevância dramática para a uma produção, fato que deve ter encorajado a New Line a tentar a indicação de Serkis para o prêmio.
Claro que, mesmo se a conservadora Academia de Artes e Ciências Cinematográficas não ousar indicar Gollum/Serkis, só a tentativa da New Line já valerá um belo marketing para o filme.
O Senhor dos Anéis: As duas torres, chega aos cinemas norte-americanos no final de dezembro e dia 1º de janeiro de 2003 por aqui.
A lista dos indicados ao Oscar será divulgada em 11 de fevereiro e o prêmio acontecerá dia 23 de março.
Leia mais sobre O Senhor dos Anéis. Clique aqui.