Viva a música sem limites com Deezer!

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Filmes
Notícia

<i>O Jardineiro fiel</i> acumula elogios e abrirá London Film Festival

<i>O Jardineiro fiel</i> acumula elogios e abrirá London Film Festival

MH
01.09.2005, às 00H00.
Atualizada em 02.11.2016, ÀS 07H08

Londres sempre foi receptiva com o brasileiro Fernando Meirelles, que emplacou muito bem por lá seu Cidade de Deus. Mas o sucesso mundial de O Jardineiro fiel (The constant gardener), seu primeiro filme internacional, fará com que seja ainda melhor recebido. O longa baseado no romance homônimo de John Le Carré abrirá o 49º London Film Festival.

Omelete Recomenda

Na noite de quarta, 19 de outubro, Meirelles e o elenco principal - Ralph Fiennes, Rachel Weisz, Danny Huston e Billy Nighy - atravessarão o tapete vermelho. Os ingressos para assistir à ceromônia e à sessão começam a ser vendidos no dia 6 de outubro. Ainda que a programação completa saia somente no próximo dia 14, já está certa também a película que fecha o festival em 3 de novembro: Good night, and good luck, segunda experiência na direção do astro George Clooney (Confissões de uma mente perigosa), em preto e branco, sobre o conflito real entre um jornalista e o senador anti-comunista Joseph McCarthy na época da Caça às Bruxas da Guerra Fria.

Até aqui, quem viu O Jardineiro fiel não poupa adjetivos. Termômetro confiável da indústria, o site Rotten Tomatoes acumula até o momento 76 críticas positivas e 20 contrárias ao thriller. O conceituado crítico Roger Ebert, do Chicago Sun-Times, disse que é um dos melhores filmes do ano. O jornal The New York Times assinalou: a excelente adaptação que Meirelles faz do livro de Le Carré pode estender-se na mente do público e pesar em suas consciências. Já o Boston Globe criticou: se conseguir enviar as pessoas ao site da Anistia Internacional, ótimo, mas isso não faz dele um ótimo filme.

Na trama, Fiennes vive Justin Quayle, um diplomata inglês no Quênia, cuja esposa (Weisz) é misteriosamente assassinada enquanto um ativista dos direitos humanos (Huston), suposto caso dela, está desaparecido. Tamanho choque tira Quayle de sua passividade natural e força-o a investigar a morte da mulher, que está ligada de alguma forma a uma conspiração entre políticos locais e uma gigantesca companhia farmacêutica que planeja despejar remédios proibidos na África.

A mistura de drama do terceiro-mundo com espionagem e amor parece sob medida para o Oscar 2006. O jardineiro fiel estréia em 26 de agosto nos Estados Unidos e em 14 de outubro no Brasil.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.