Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

Inexplicável, da Netflix, é uma história real? Entenda o caso

Longa brasileiro está entre os filmes mais vistos do mundo na Netflix

Omelete
2 min de leitura
MF
26.04.2025, às 13H44.
Atualizada em 26.04.2025, ÀS 13H56
Inexplicável, da Netflix, é uma história real? Entenda o caso

O filme brasileiro Inexplicável é um sucesso mundial da Netflix. A história de Garbriel Varandas tomou conta da internet e todos se perguntam se aquilo é real mesmo ou não. Neste texto, o Omelete vai explicar quais mudanças aconteceram e como foi a adaptação liderada por Fabrício Bittar, diretor do filme.

Qual é a história do filme?

Omelete Recomenda

Primeiro, é importante saber a história do filme. Inexplicável conta a história real de Gabriel Varandas, um menino de João Pessoa que, já aos oito anos, enfrentou um tumor cerebral maligno e complicações graves durante o tratamento. O jovem chegou a ter sua situação declarada irreversível por médicos, mas após o tratamento, sobreviveu sem sequelas.

No filme, Leticia Spiller interpreta Yanna, a mãe de Gabriel, o personagem principal; Eriberto Leão vive Marcus, o pai do menino; Miguel Venerabile é o jovem protagonista; André Ramiro atua como Dr. Christian, médico que luta pela vida do jogador; e Suely Franco é Suelene, a avó de Gabriel.

O longa é comandado pelo cineasta carioca Fabrício Bittar, conhecido por Exterminadores do Além Contra a Loira do Banheiro (2018), Bugados (2019) e Como Hackear seu Chefe (2021).

Mas a história é real?

A obra é inspirada no livro O Menino que Queria Jogar Futebol: Uma História de Fé e Superação, de Phelipe Caldas, e narra a história de um jovem jogador que, após conquistar um campeonato, enfrenta uma crise de saúde que o coloca entre a vida e a morte, obrigando-o a encontrar forças para enfrentar os novos desafios.

Algumas poucas alterações foram feitas na produção do filme, a maioria por questões de estrutura dramática. No longa, Gabriel desmaia durante um jogo, enquanto na vida real, o jovem teve apenas perda de equilíbrio e dores de cabeça. Outra mudança é que, no filme, a família do protagonista já conhecia o médico, algo que não aconteceu na vida real.

O filme passou também por uma mudança de ambientação. Enquanto a história real se passa em João Pessoa, o filme é ambientado em São Paulo. A fé é um elemento que também teve alterações. Se na vida real, Yanna e Marcus sempre foram religiosos e oravam pela recuperação do filho, no filme, o pai é inicialmente cético.

Por último, no clímax do filme, Gabriel passa uma hora completa sem pulso, enquanto na vida real, este momento durou apenas um pouco mais de um minuto.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.