Icone Fechar
Filmes
Notícia

Imovision realiza Mostra Comemorativa do Cinema Pernambucano em agosto

Mostra da Imovision celebra aniversários de Baile Perfumado, Baixio das Bestas, Cinema, Aspirinas e Urubus e Boi Neon em cerca de 30 cidades

Omelete
2 min de leitura
11.08.2026, às 20H28.
Imovision realiza Mostra Comemorativa do Cinema Pernambucano em agosto

Créditos da imagem: Reprodução

A Imovision realiza entre 13 e 19 de agosto a Mostra Comemorativa do Cinema Pernambucano, com sessões em cerca de 30 salas distribuídas pelas cinco regiões do Brasil.

O evento celebra os aniversários de quatro obras fundamentais da cinematografia brasileira: Baile Perfumado (1996), de Lírio Ferreira e Paulo Caldas, que completa 30 anos; Baixio das Bestas (2006), de Claudio Assis, e Cinema, Aspirinas e Urubus (2006), de Marcelo Gomes, que chegam aos 20 anos; e Boi Neon (2016), de Gabriel Mascaro, que completa uma década.

Omelete Recomenda

A abertura oficial acontece no dia 6 de agosto, no Cine São Luiz, em Recife. O circuito nacional passa por cidades como Salvador, Natal, Fortaleza, Maceió, Aracaju, Belém, Manaus, Palmas, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. A programação inclui debates presenciais com realizadores em praças selecionadas, política de ingressos sociais e ações voltadas à democratização do acesso.

Baile Perfumado acompanha Benjamin Abrahão, mascate libanês que decide filmar Lampião e seu bando. O filme conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília e é um marco da retomada do cinema pernambucano. Baixio das Bestas é um retrato duro sobre violência e exploração social a partir da história de Auxiliadora, adolescente explorada pelo avô.

O longa também venceu o Festival de Brasília. Cinema, Aspirinas e Urubus se passa em 1942 e acompanha o encontro entre Johann, um alemão fugindo da guerra, e Ranulpho, um sertanejo que se torna seu ajudante. O filme foi selecionado para a mostra Un Certain Regard, em Cannes.

Boi Neon mergulha nos bastidores das vaquejadas e acompanha Iremar, vaqueiro que sonha em criar roupas no polo de confecção do semiárido. O filme conquistou o Prêmio Especial do Júri em Veneza e prêmios no Festival do Rio, em Hamburgo e em Toronto.

 

Webstories

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Escrever comentário


Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.