Filmes

Notícia

<i>Howls Moving Castle</i> ovacionado em Veneza

<i>Howls Moving Castle</i> ovacionado em Veneza

Érico Borgo
09.09.2004
00h00
Atualizada em
22.01.2017
13h03
Atualizada em 22.01.2017 às 13h03

Howls Moving Castle, o novo filme de Hayao Miyazaki (diretor do excelente Spirited Away - A viagem de Chihiro) está participando da competição oficial do Festivel de Veneza. Esta é a primeira vez que um desenho animado longa-metragem concorre à Seleção Oficial do prestigiado evento.

Baseado em um romance de fantasia da escritora britânica Diana Wynne Jones, o filme conta a história de uma garota de 18 anos que é transformada em uma anciã e precisa enfrentar grandes obstáculos para ajudar os poderes do bem a vencerem a Bruxa Má do Lixo.

Toshio Suzuki, o produtor, declarou que o filme tem relevância no momento que vivemos hoje. "A mensagem é universal. Quando estávamos desenvolvendo o filme, a Guerra do Iraque estava acontecendo e a recessão econômica acontecia no Japão". Miyazaki também partilha dessa opinião e vê seu filme como uma "expressão de esperança em um mundo dividido pelas guerras e problemas econômicos".

De fato, a mensagem do filme está sendo extremamente bem recebida pela audiência do Festival. Cerca de mil pessoas aplaudiram o filme durante 5 minutos ao final de sua primeira apresentação. "Ele é possivelmente o maior manifesto contra a guerra em exibição este ano por aqui", declarou Marco Muller, diretor do Festival de Veneza.

A estréia japonesa de Howls Moving Castle acontecerá dia 20 de novembro.

Leia mais sobre o filme

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.