Igreja e aeroporto no Kansas são alvos de pegadinha - suspeita-se do eterno Borat
Estaria Sacha Baron Cohen filmando Bruno em Wichita? Assista ao misterioso caso
Cidades no Estado do Kansas, nos Estados Unidos, estão sendo alvo de equipes de filmagem que se dizem ora "européias", ora "alemãs", e que estariam fazendo um "documentário sobre a cultura dos EUA". Não demorou muito para que crescesse a suspeita na Internet que essas equipes sejam uma só: a do comediante Sacha Baron Cohen.
Espécia de continuação do sucesso estrondoso Borat, o filme de Bruno (outro dos personagens que Cohen encarnava nos esquetes do televisivo Ali G Show) está sendo rodado pelos EUA em esquema quase guerrilheiro, anônimo e em vários pontos do país. A suspeita de que o Kansas - estado sulista majoritariamente religioso e conservador - seja o alvo da vez começou quando incidentes ocorreram simultaneamente em um aeroporto e numa igreja.
sacha baron cohen
No aeroporto de Wichita, na última sexta-feira, a equipe de filmagem arriou as calças, tirou casacos e, de shorts colado, começou a dançar, beijar-se e lutar no lobby. Segundo o Kansas.com, o assistente de direção de operações do aeroporto, Brad Christopher, disse que a equipe havia chegado no dia 18 e assinado um contrato, no valor de 1.050 dólares, para conseguir autorização de filmar no aeroporto.
Christopher, evidentemente, não sabiam de antemão do teor da filmagem. No momento do beijaço "impróprio", a segurança foi chamada e a equipe de filmagem, aconselhada a se retirar. Não houve maior atrito, segundo o assistente, porque nenhuma lei foi infringida. O aeroporto de Wichita agora estuda rever suas regras de autorização de filmagem no local.
Enquanto isso, também em Wichita, as filmagens em uma igreja foram mais traumáticas.
O pastor Greg Smith, da Central Community Church, disse ter sido contatado por uma equipe que desejava rodar um filme que seria exibido na Europa. Smith autorizou a equipe a registrar a peça de Páscoa que seria encenada na igreja, mas não percebeu quando a equipe começou a cobrir as câmeras de segurança do local com fita isolante.
Na hora da encenação, um dos membros da equipe apareceu vestido "biblicamente", segundo o pastor, mas coberto por correntes. Outro pastor, Clint Dunn, impediu que o sujeito entrasse no local, trancou a igreja e dispensou os outros presentes. "Não desejo que ninguém passe um dia por isso que nós acabamos de passar. Felizmente, Deus nos protegeu", disse Smith.
O Dallas.com tem reportagens em vídeos dos dois locais, incluindo a cena com a equipe cobrindo as câmeras de segurança da igreja. Confira.
Na cidade de Topeka, segundo a rede WBW, afiliada da ABC, outra igreja foi sondada para servir de alvo. Na ocasião, um dos membros da filmagem havia perguntado a uma local se ela já havia assistido a Borat antes, o que ajudou a aumentar as suspeitas.
Nos antigos esquetes da TV, o personagem Bruno é um austríaco especializado em cobertura de moda que sempre expõe ao ridículo os seus entrevistados - particularmente os homofóbicos. A Universal ofereceu 42 milhões de dólares a Cohen para a produção do filme, que ainda não tem data para estrear.