<i>Diários de Motocicleta</i> indicado ao Spirit Awards
<i>Diários de Motocicleta</i> indicado ao Spirit Awards
Diários
de Motocicleta recebeu três indicação
ao Independent Spirit Awards - o Oscar do cinema independente
norte-americano. O filme, produzido por Robert Redford, foi
indicado aos prêmios de Melhor Diretor (Walter Salles),
Melhor Diretor de Fotografia (Éric Gautier) e Melhor
Ator Estreante (Rodrigo de la Serna).
Apesar deste não ser de fato o primeiro filme do ator argentino que faz o papel de Aberto Granado, ele foi indicado porque esta é a sua primeira aparição em um papel realmente importante em um longa-metragem.
Os outros indicados na categoria de direção são Shane Carruth (Primer), Joshua Marston (Maria Cheia de Graça), Alexander Payne (Sideways) e Mario Van Peebles (Baadasssss!). Os filmes destes quatro cineastas foram indicados a Melhor filme, ao lado de Kinsey.
Walter Salles, que há pouco finalizou seu trabalho no suspense Dark Water, comentou as indicações tanto Rodrigo quanto Eric foram fundamentais para Diários de Motocicleta, e é bom ver o trabalho de colaboradores tão próximos reconhecido. Como esse filme foi antes de mais nada um esforço coletivo, cada um de nós sabe que essas indicações precisam ser divididas entre todos.
Em 1999, Salles teve seu Central do Brasil indicado ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, que acabou ficando com Festa em família (Festen, 1998), do dinamarquês Thomas Vintenberg.
A festa de entrega do prêmio acontece no dia 26 de fevereiro de 2005, um sábado antes da entrega do Oscar. Ano passado, o grande vencedor foi Encontros e desencontros (Lost in translation, de Sofia Coppola), que faturou quatro merecidos troféus - Melhor filme, Melhor Direção, Melhor ator (Bill "Suntory Time" Murray) e Melhor roteiro.