<i>Abarat</i>, de Clive Barker, nas telonas
<i>Abarat</i>, de Clive Barker, nas telonas
O
escritor Clive Barker é bastante conhecido pela série
Hellraiser e seus inúmeros livros de terror. Em 2002, entretanto,
ele aventurou-se no lucrativo mundo da literatura fantástica infanto-juvenil
com Abarat, livro recheado de curiosas pinturas a
óleo criadas por ele mesmo ao longo de quatro anos. Aqui no Omelete,
assim que terminamos a leitura já imaginávamos que não
tardaria para que fosse anunciada uma adaptação para as telas
do livro, que reúne todos os elementos que estão na moda em Hollywood:
mundos fantásticos, criaturas bizarras e uma jovem em perigo, encarando
desafios e aventuras.
A confirmação veio ontem pelo próprio Barker, que comentou a um jornal irlandês que a Walt Disney Pictures comprou os direitos de seu romance e que o roteirista John Harrison (Dinossauro) já está trabalhando na adaptação. "Estou pronto para entregar o livro a ele e deixá-lo fazer o que bem entender", declarou o escritor, explicando que não participará da adaptação, diferente do que costuma fazer com os seus filmes.
Na trama da primeira aventura, a bela e sonhadora Candy Quackenbush mora em Galinhópolis, pequena e tediosa cidade do interior dos Estados Unidos. Certo dia, ela foge da escola e vai parar em outra dimensão - o fantástico mundo de Abarat, um conjunto de ilhas dominado por estranhas criaturas. Ali, junto com o ladrão de oito cabeças João Treloso, ela enfrenta o Lorde da Meia-Noite e tem de descobrir como libertar o arquipélago de sua influência vil.
Abarat é uma série em quatro livros. O segundo será lançado no final de setembro nos Estados Unidos. No Brasil, o primeiro capítulo foi publicado pela Companhia das Letras. Compre aqui.