Howard Shore deixa a trilha sonora de <i>King Kong</i>
Howard Shore deixa a trilha sonora de <i>King Kong</i>
Howard Shore deixou a equipe de King
Kong. Faltando apenas sete semanas para a estréia do filme,
o premiado compositor da trilha sonora de O Senhor dos
Anéis deixou o trabalho em King Kong
sob a alegação de “diferenças criativas”.
A saída de Shore joga fora uma semana de trabalho da New Zealand Symphony Orchestra, que já estava gravando a trilha para a refilmagem do drama do gorila gigante apaixonado por uma estrela de cinema.
Shore será substituído pelo americano James Newton Howard (Batman begins, A intérprete, A vila) e a nova trilha será gravada em Los Angeles. A decisão deve desagradar os neozelandeses, que têm mostrado merecido orgulho por seu recente papel na indústria do cinema desde O Senhor dos Anéis, algo que deve ser reafirmado com a estréia de King Kong e de As Crônicas de Nárnia. A troca da orquestra, no entanto, deve-se à agenda da sinfônica neozelandesa, que deveria gravar o restante da trilha durante esta semana. Com um novo compositor a bordo, a gravação será adiada, mas a New Zealand Symphony está com sua agenda lotada até o final do ano.
A troca de compositores lembra a confusão que cercou Tróia quando, faltando 40 dias para a estréia, o compositor Gabriel Yared foi demitido e substituído por James Horner. Ao contrário do ocorrido com Yared, no entanto, Peter Jackson garantiu aos jornais de seu país que a saída de Shore foi tranqüila, e que a separação foi melhor do que discutir com um amigo para tentar unificar as visões diferentes que ele e o compositor tinham em relação à trilha. Ainda assim, uma boa dose de nervosismo atinge a produção de um filme com orçamento de 200 milhões de dólares e que necessita de mais de duas horas de música que serão compostas a toque de caixa. Tróia não foi um desastre por causa da música, mas, na delicada questão da bilheteria, nenhum detalhe é pequeno demais.
Esta é a segunda vez que Newton Howard é chamado para substituir um compositor. A missão anterior aconteceu em 1995 quando ele foi chamado para fazer a trilha de Waterworld, o que não é exatamente tranqüilizador.
King Kong chega às telonas mundialmente em 14 de dezembro de 2005.