Harry Potter, Stranger Things e mais: 20 mães incríveis da cultura pop

Filmes

Lista

Harry Potter, Stranger Things e mais: 20 mães incríveis da cultura pop

Relembre as matriarcas que fazem de tudo por seus filhos

Camila Sousa, Mariana Canhisares e Gabriel Avila
10.05.2020
10h10
Atualizada em
10.05.2020
10h31
Atualizada em 10.05.2020 às 10h31

Como protagonistas ou não, as mães sempre tiveram um papel importante em vários filmes, protegendo os filhos e também ensinando muitas lições de vida para o público. Neste Dia das Mães relembramos 20 das mais incríveis mães da cultura pop:

Molly Weasley - Harry Potter

A Sra. Weasley tem coração de mãe: sempre cabe mais um. Não à toa, ela praticamente adotou Harry e Hermione, tratando-os como se fossem seus filhos - em outras palavras, até os dois recebem suas famosas broncas quando necessário. Por mais duros que sejam seus puxões de orelha a Ron e seus irmãos, isso não é sinal de falta de afeto. A Sra. Weasley cuida de todos com muita atenção e carinho, fazendo de tudo para que nunca lhes falte nada. 

May Parker - Homem-Aranha

Sim, Tia May é a tia de Peter Parker, mas nem por isso deixa de fazer o papel de uma grande mãe, tentando compreender os problemas do jovem e o ajudando a ser alguém melhor. Tia May é uma grande mãe também.

Ma - O Quarto de Jack

O Quarto de Jack é um filme melancólico, mas que mostra a bonita relação entre Ma e seu filho Jack (Jacob Tremblay). O ator mirim é o grande destaque, mas Brie Larson fez um trabalho incrível mostrando como as mães sempre vão além para proteger seus filhos.

Sarah Connor - O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final

Sarah Connor já foi representada por várias atrizes na TV e no cinema, mas a versão de Linda Hamilton em O Exterminador do Futuro 2 é a que permanece na cabeça dos fãs. A mudança de postura da personagem em relação ao primeiro filme é enorme e o grande objetivo é proteger seu filho, John Connor.

Helena Pêra - Os Incríveis

Outro exemplo de mãezona das animações é Helena Pêra, a Mulher-Elástica de Os Incríveis. Após a aposentadoria dos heróis, Helena se tornou uma grande mãe que faz de tudo para que seus filhos fiquem bem.

Senhora Gump - Forrest Gump: O Contador de Histórias

A Senhora Gump (Sally Field) sempre defendeu o filho Forrest (Tom Hanks), não importava a ocasião. Ela sempre deu bons conselhos que ajudaram Forrest em momentos difíceis da vida.

Elinor - Valente

Diferente de várias outras animações, a relação de mãe e filha mostrada em Valente é cheia de conflitos: enquanto Merida tem mais talento para a parte física, sua mãe Elinor quer que ela seja uma delicada sucessora ao posto de rainha. Porém, apesar de tão diferentes, mãe e filha acabam se unindo em uma relação incrível.

Lorelai Gilmore - Gilmore Girls

Impossível assistir à fofa relação entre Lorelai e Rory e não sentir um calorzinho no coração. Com seu jeito espontâneo e divertido, a personagem de Lauren Graham prova que mães também podem ser um ombro amigo das suas filhas, seja dando conselhos nos momentos difíceis, seja fazendo noites de filmes com muitas opções de comidas gordurosas.

Joyce Byers - Stranger Things

Joyce é a definição de mãe dedicada. Sempre preocupada com o bem-estar de Will e Jonathan, ela realmente faria de tudo para protegê-los, inclusive se arriscar no Mundo Invertido se isso lhe desse uma chance para salvar o filho. Mesmo quando há algum tipo de normalidade em Hawkins, ela se esforça para saber onde e como estão os dois, sempre os ouvindo e demonstrando interesse nos assuntos que importam para eles. As coisas podem ser até difíceis no lar dos Byers, mas nunca falta amor.

Rainbow Johnson - Black-ish

Rainbow definitivamente entende a importância do diálogo para a criação dos seus filhos. Não são poucas as ocasiões em que a médica senta com o trio para falar de igual para igual, sem apelar para o autoritarismo - mas, claro, às vezes uma bronca pode ser necessária... Divertida, ela não perde a oportunidade de se envolver nas vida dos filhos. Ela de fato equilibra sua carreira e sua vida familiar como poucas. Um exemplo mesmo!

Rebecca Pearson - This Is Us

Com a repentina morte do seu marido, Jack, Rebecca Pearson assumiu sozinha a responsabilidade de criar os três filhos e sustentar a casa. Se antes ela já se desdobrava para garantir o melhor para seus filhos, depois tudo foi ainda mais intenso. Mas Rebecca sempre colocou Kevin, Randall e Kate como prioridade e, por mais complicado e desafiador que tenha sido, ela deu o seu melhor para fazê-los felizes.

Donna - Mamma Mia!

Mãe solteira, Donna enfrentou poucas e boas para criar Sophie, mas que belo trabalho ela fez. Com seu bom humor contagiante, ela criou uma jovem sonhadora e independente, com quem tem uma relação de companheirismo admirável. E, claro, tudo ao som de muito ABBA. Como não amar?

Vovó Tala - Moana

Não se engane pelo apelido de “velha doida” da ilha. A Vovó Tala, na realidade, é muito sábia. Ao longo dos anos, ela fez questão de estar do lado da sua neta, ajudando-a nos seus dilemas e passando adiante seus ensinamentos - afinal, avó é mãe duas vezes, né?. Não à toa é ela quem estimula Moana a seguir seu sonho e desbravar o mar, mesmo que isso signifique dizer adeus.

Maeve - Westworld

Uma mãe guerreira? Maeve. É impressionante sua determinação para salvar sua filha vez após vez em uma das primeiras narrativas do parque Westworld, assim como sua dedicação para voltar a encontrá-la no Sublime. Além, é claro, do fato de que ela realmente se tornou uma guerreira, ou seja, está mais do que apta para proteger sua família.

Rochelle - Todo Mundo Odeia o Chris

É difícil definir Rochelle, a matriarca da família Rock de Todo Mundo Odeia o Chris. Com seu jeito explosivo, ela se mostra muito rigorosa para que seus filhos Chris, Drew e Tonya cresçam e sejam alguém na vida. Mesmo que com pouca delicadeza, ela é muito carinhosa e não mede esforços para ajudá-los nas mais diversas dificuldades.

Nani - Lilo & Stich

Após seus pais morrerem em um acidente de carro, a jovem Nani se tornou responsável legal de sua irmãzinha Lilo. Mais do que cuidar da garota, ela se desdobra em um cotidiano atribulado, dividindo seus dias entre um emprego estressante e a manutenção da casa. Porém, nada é mais importante para Nani do que o bem-estar de sua irmã, que vive se metendo em confusões pela cidade.

Marge Simpson - Os Simpsons

Mais do que uma mãe, Marge Simpson é a cola que mantém sua família unida. Lidando com a moleza de Homer, os questionamentos de Lisa, a rebeldia de Bart enquanto cuida da pequena Maggie, a matriarca é um porto seguro para sua família, independente das maluquices em que se meterem.

Dona Danuza - Irmão do Jorel

O que seria de Jorel, Nico e Irmão do Jorel sem a influência da Dona Danuza? Cheia de energia, a professora de balé faz o que está ao seu alcance para que seus filhos vivam em um ambiente criativo e livre. Sorte dessa molecada, que ainda mora com outras grandes mãezonas: a severa e brutal Vovó Gigi, e a Vovó Juju, que é tão doce quanto abacate.

Marmee March - Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres acompanha o amadurecimento das irmãs March nos Estados Unidos do século XVII. Fascinantes, as quatro protagonistas devem muito à sua mãe Marmee, que tomou para si a responsabilidade de chefiar a casa quando o pai é convocado para lutar na Guerra Civil norte-americana. As mais famosas adaptações do romance clássico de Louisa May Alcott, lançadas em 1994 e 2019, tiveram Susan Sarandon e Laura Dern, atrizes de peso que souberam passar a doçura e a firmeza dessa personagem tão icônica.

Edna Turnblad - Hairspray

Edna Turnblad é a dedicada mãe de Tracy, a protagonista de Hairspray!. Inicialmente relutante sobre deixar sua filha participar do programa de TV de Corny Collins por medo de que as pessoas a julguem pela aparência, Edna aos poucos percebe que o medo não deve impedir ninguém a seguir seus sonhos e embarca em uma jornada para superar seu próprio medo de sair de casa para ser agente de Tracy. Desde o lançamento do primeiro filme, em 1988, Edna é interpretada por um homem, e assim como a Sra March, foi vivida por grandes atores, como Divine e John Travolta.