Além de Hamnet: 5 filmes inspirados em William Shakespeare
Celebre a obra do Bardo com adaptações fiéis e reimaginações no Japão e no Brasil
Créditos da imagem: Reprodução
Indicado a oito categorias no Oscar 2026, Hamnet: A Vida Além de Hamlet é mais um dos filmes baseados na vida e obra de William Shakespeare. O longa de Chloé Zhao (Nomadland) é um drama que gira em torno da especulação de que a peça Hamlet teria sido inspirada pela trágica perda de Hamnet, o filho que o dramaturgo, interpretado por Paul Mescal (Aftersun), teve com Agnes (Jessie Buckley).
Considerando a importância histórica de Shakespeare para as artes, não é de se estranhar que o cinema adapte suas obras. Atemporais, as peças do Bardo ganharam as mais diferentes versões, que vão de produções extremamente fiéis a adaptações que trazem a história para outras épocas e cenários, incluindo o Japão do século XVI e o Brasil dos dias atuais.
Abaixo, você confere cinco adaptações de William Shakespeare para assistir agora mesmo:
1) Hamlet (1996)
Dado o tema da lista, não há forma melhor de abri-la do que com Hamlet (1996). Além de estar diretamente ligado a Hamnet, o filme é uma ótima indicação para quem quer uma adaptação fiel da obra original. Dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh (Tenet), o longa narra a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca que recebe do fantasma do pai a missão de vingar seu assassinato matando o novo rei: seu tio.
O longa traz uma versão integral da peça, apresentando toda a tragédia em um espetáculo de quatro horas de duração que vale cada minuto.
Hamlet está disponível para aluguel e compra no Prime Video.
2) Amor, Sublime Amor (1961 e 2021)
Amor, Sublime Amor é um musical da broadway que, por sua vez, ganhou duas versões nos cinemas. Situada na Nova York da década de 1950, a história gira em torno do amor impossível entre Tony, ex-membro da gangue Jets, e María, irmã do líder da facção rival, os Sharks.
Um romance que se torna incerto porque os pombinhos pertencerem a grupos rivais te parece familiar? Pois sim, essa história é uma versão moderna e musical de Romeu e Julieta.
O filme original, de 1961, está disponível para streaming no MGM+, enquanto o remake dirigido por Steven Spielberg (Indiana Jones; Jurassic Park) pode ser visto no Disney+.
3) Ran (1985)
Verdadeiro clássico do cinema japonês, Ran (1985) conta a história do Lorde Hidetora (Tatsuya Nakadai), chefe do clã Ichimonji que decide viver uma aposentadoria tranquila e divide seus bens entre os filhos. O problema é que a decisão do patriarca dá início a uma trama de ganância e traição dentro da própria família.
Inspirado na peça Rei Lear, o longa faz parte de uma trilogia espiritual de adaptações de Shakespeare comandadas pelo mestre Akira Kurosawa. Além de Ran, o renomado diretor conduziu Trono Manchado de Sangue (1957) e Homem Mau Dorme Bem (1960), inspirados em Macbeth e Hamlet, respectivamente.
O filme está disponível para streaming no Canal Telecine no Prime Video e Globoplay.
4) 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
No século XVI, William Shakespeare criou a peça A Megera Domada, que gira em torno de Bianca, uma jovem doce e meiga, que só receberá permissão para casar após Catarina, a irmã mais velha e de gênio forte. Para ter uma chance com a caçula, Hortêncio pede ao amigo, Petrúquio, para conquistar Catarina e abrir o caminho para viver seu amor.
Cerca de 400 anos depois, a peça serviu de base para a comédia romântica 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999). Seguindo a mesma base, o longa acompanha Cameron (Joseph Gordon-Levitt), jovem que se apaixona pela bela Bianca (Larisa Oleynik). Ao saber que o pai só a deixará sair depois que sua irmã mais velha, Kat (Julia Stiles), conseguir um encontro, o rapaz contrata o bad boy Patrick (Heath Ledger) para sair com ela.
O filme está disponível para streaming no Disney+.
5) Os Enforcados (2025)
É claro que o Brasil não ficaria de fora da festa. Os Enforcados (2025) conta a história de Regina (Leandra Leal) e Valério (Irandhir Santos). O casal vê a própria sorte mudar quando o tio dele, Linduarte (Stepan Nercessian), diz que deixará os negócios da família – leia-se: jogo do bicho – sob comando do sobrinho. A passagem de bastão dá aos pombinhos ideias que são o estopim para uma trama de crime e violência que sacode o submundo do crime no Rio de Janeiro.
Livremente inspirado em Macbeth, de William Shakespeare, o filme de Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta) está disponível no Canal Telecine no Prime Video e Globoplay.