Guy Pearce foi proibido de trabalhar com Christopher Nolan por 20 anos. O ator revelou a história durante uma entrevista para a revista Vanity Fair,, afirmando que a decisão partiu de um executivo da Warner Bros após o sucesso de Amnésia em 2000.
"Ele [Christopher Nolan] falou comigo sobre diversos papéis ao longo dos anos, incluindo o primeiro Batman e O Grande Truque", disse Pearce na conversa. "Mas havia um executivo na Warner Bros. que dizia abertamente ao meu agente: 'Eu não entendo Guy Pearce. Eu nunca vou entender Guy Pearce. Eu nunca vou empregar Guy Pearce'."
"De certa forma, foi bom saber isso. Digo, é justo, há alguns atores que eu não entendo. Mas isso significava que eu nunca trabalharia de novo com Chris."
Pearce ainda comentou que foi um dos nomes pensados pelo diretor para o papel de Ra's al Ghul em Batman Begins: "Eles pagaram a minha viagem até Londres para discutir o papel de Liam Neeson e eu acho que foi decidido no voo que eu não estaria no filme. Então eu chego lá e o Chris me diz: 'Ei, quer ver o Batmóvel e jantar?'".
Guy Pearce no momento aparece em O Brutalista. O filme acompanha a história de László Tóth (Adrien Brody), um arquiteto judeu e húngaro pioneiro na técnica do brutalismo, onde cimento é deixado visível nas obras, que migra com sua esposa Erzsébet (Felicity Jones) para os Estados Unidos para fugir da Europa diante do crescimento do nazismo. Lá, ele conhece um empresário (Pearce) que muda sua vida.
Alessandro Nivola (Trapaça), Joe Alwyin (Tipos de Gentileza), Emma Laird (A Noite das Bruxas) e Raffey Cassidy (Vox Lux) também estão no elenco.
Dirigido por Brady Cobert (A Infância de um Líder, Vox Lux - O Preço da Fama), O Brutalista venceu o Leão de Prata, segundo maior prêmio do Festival de Veneza, em 2024, e é cotado como um dos principais favortios a múltiplos prêmios no Oscar, inclusive Melhor Filme.
O Brutalista estreia em 6 de fevereiro.