Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Filmes
Notícia

"Prefiro morrer", diz Guillermo del Toro sobre uso de IA generativa em filmes

Frankenstein, novo longa do diretor, estreia em 7 de novembro na Netflix

Omelete
3 min de leitura
JH
25.10.2025, às 15H00.
"Prefiro morrer", diz Guillermo del Toro sobre uso de IA generativa em filmes

O uso de inteligência artificial está sendo cada vez mais discutido em Hollywood, tornando-se um tópico polêmico por conta das várias formas com que a tecnologia interfere no processo artístico.

Neste debate, o diretor Guillermo del Toro, oito vezes ganhador do Oscar, já deixou sua posição bem clara. Segundo o NPR, o cineasta mexicano disse que "preferia morrer" a utilizar a tecnologia.

Omelete Recomenda

"IA, particularmente IA generativa, não me interessa, nem nunca estarei interessado", disse del Toro. "Tenho 61 anos e espero permanecer desinteressado por ela até bater as botas. Outro dia, alguém me mandou um email me perguntando minha opinião sobre IA e minha resposta foi curta. Eu disse, 'prefiro morrer'."

"Minha preocupação não é a inteligência artificial, mas a estupidez natural. É isso que está por trás de tudo de pior que acontece no mundo", declarou o diretor.

A mente por trás da mais nova adaptação cinematográfica de Frankenstein comparou a história do filme com a criação de tecnologias como IA. "Frankenstein se parece com os caras da tecnologia, de certa forma. Ele está meio cego, criando algo sem considerar as consequências e acho que temos que pausar e considerar o caminho que estamos tomando", finalizou.

Na última semana, durante a 17ª edição do Lumière Film Festival na França, antes da sessão de Frankenstein no festival, o cineasta já havia se manifestado sobre o assunto, falando "A IA pode se f****". 

Tudo sobre Frankenstein 

Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres.

Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.

O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.

Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda. 

Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme terá uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele estreou nos cinemas em 23 de outubro.
 

 

Webstories

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.