Frankenstein | Guillermo del Toro diz que não há substituto para o cinema
Frankenstein, novo longa do diretor, está disponível na Netflix
Neste sábado (6), o diretor Guillermo del Toro e Jacob Elordi apresentaram uma exibição de Frankenstein no cinema IMAX do Instituto Britânico de Cinema (BFI), em Londres.
Segundo o The Hollywood Reporter, durante o evento, del Toro falou sobre a beleza e importância do cinema. "Não se enganem, contos de fada e histórias de terror são parábolas", disse. "Eles falam de coisas que não conseguimos nomear. É o poder deles. Eles falam de coisas da mesma forma que uma canção fala quando a música e a letra não fazem sentido. Esse é o poder do cinema. E acho que a beleza de assistir a algo aqui é que você tem uma tela grande exibindo grandes ideias. Para quem as vê no celular... São necessários 38000 dessas coisinhas para formar uma tela."
"Não há substituto. Estou muito feliz por vocês estarem aqui. Claro, vocês podem ver em casa, e talvez a comida seja melhor, mas vocês poderão ter essa experiência coletivamente, todos vocês", destacou o diretor. "Nós fizemos o tecido. O tecido que vocês podem ver nos personagens não é comprado em loja. Fizemos, tecemos, envelhecemos e pintamos. O bordados nos véus foi feito à mão. Cada véu é bordado à mão... Tudo feito para sustentar a sensação de que você está vendo algo tematicamente e artisticamente feito por um grupo de pessoas."
O ator Jacob Elordi parece ter se inspirado pela filosofia artística do diretor durante a produção de Frankenstein. "Essa é a única forma de fazer filmes, artesanalmente", declarou. "E é a única coisa que deveria ser aceita. É a única coisa que é saudável para a audiência, eu acho. Enquanto ator, é o único universo do qual quero fazer parte, um onde cada pessoa é um artista. A ideia de que arte e criatividade são vida ou morte... Guillermo me deu o vento para alimentar minhas velas para continuar fazendo filmes até morrer."
Tudo sobre Frankenstein
Descrito por Del Toro como seu projeto dos sonhos, Frankenstein adapta a clássica história de Mary Shelley sobre a criação de um monstro com partes de diversos cadáveres.
Conhecido por sua empatia pelas criaturas e grandes filmes de terror, Del Toro já trabalhou com a Netflix na animação stop-motion Pinóquio, que venceu o Oscar de Melhor Animação. Depois de Frankenstein, ele adaptará O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro, também em stop-motion, com a Netflix.
O filme de Frankenstein de Guillermo Del Toro, vencedor do Oscar por A Forma da Água, traz Oscar Isaac (Duna) como o doutor Frankenstein e Jacob Elordi (Euphoria, Saltburn) como seu Monstro. Mia Goth (Pearl, MaXXXine) está no filme, e especula-se que ela virará a Noiva de Frankenstein.
Charles Dance, Lars Mikkelsen, David Bradley, Christian Convery, Christoph Waltz completam o elenco. Elordi substituiu Andrew Garfield no papel do monstro de Frankenstein, já que Garfield precisou deixar o projeto devido a conflitos em sua agenda.
Além de chegar à Netflix em 7 de novembro, o filme teve uma rápida exibição nos cinemas dos EUA, em 17 de outubro, para qualificá-lo para o Oscar. No Brasil, ele estreou nos cinemas em 23 de outubro.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários