UFC só no Paramount+

Icone Conheça Chippu
Icone Fechar
Korea
Artigo

Por que Guerreiras do K-Pop não foi indicado ao do BAFTA? Entenda o caso

Longa de animação foi barrado por regras da premiação britânica

Omelete
3 min de leitura
FB
27.01.2026, às 09H51.
Guerreiras do K-Pop (Reprodução)

Créditos da imagem: Guerreiras do K-Pop (Reprodução)

A exclusão de Guerreiras do K-Pop da categoria Melhor Animação no BAFTA 2026, o "Oscar britânico", pode ter deixado alguns fãs do filme da Netflix perplexos - mas a verdade é que o longa nunca esteve concorrendo à premiação.

Em novembro do ano passado, a Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, responsável pelo BAFTA, anunciou que Guerreiras do K-Pop seria inelegível ao prêmio de Melhor Animação, uma vez que não teve um "lançamento cinematográfico qualificado" no Reino Unido, chegando diretamente ao streaming.

Omelete Recomenda

Netflix até tentou entrar com um recurso para driblar a regra vigente, tomando como base uma cláusula da regulamentação interna da Academia - a qual reza que, em “circunstâncias excepcionais”, pode-se aceitar inscrições de filmes que tenham sido disponibilizados ao público britânico por meio de outros modelos de distribuição.

Guerreiras chegou a passar nos cinemas do país, mas apenas em sessões especiais nos dias 23 e 24 de agosto, meses após o seu lançamento no catálogo da Netflix. Assim, a Academia rejeitou o recurso da plataforma, alegando que a animação não atingiu o requisito mínimo "pelo menos 10 exibições comerciais no Reino Unido, durante pelo menos sete dias".

Como resultado dessa contenda, a categoria de Melhor Animação no BAFTA 2026 será disputada entre somente três filmes: Elio, A Pequena Amélie Zootopia 2.

A próxima edição dos prêmios BAFTA ocorre em 22 de fevereiro de 2026, no Royal Festival Hall, em Londres. 

Tudo sobre Guerreiras do K-Pop

A trama de Guerreiras do K-Pop acompanha as HUNTR/X enquanto elas dividem seu tempo entre se apresentar para os fãs e caçar demônios - o problema é que, agora, os vilões também decidiram criar um grupo de k-pop (os Saja Boys) para competir com elas pela adoração do público.

No elenco de vozes em inglês, Ejae canta como Rumi, líder das HUNTR/X, enquanto Audrey Nuna e Rei Ami completam o grupo como Mira e Zoey, respectivamente. Elas dividem os papéis com as atrizes Arden Cho (Rumi), May Hong (Mira) e Ji-young Yoo (Zoey), que são as vozes faladas das personagens.

Dirigido por Maggie Kang Chris AppelhansGuerreiras do K-Pop ainda conta com nomes como Ahn Hyo-seop (Jinu), Yunjin Kim (Celine), Ken Jeong (Bobby), Lee Byung-hun (Gwi-ma) e Daniel Dae Kim (Healer Han) no elenco de vozes em inglês.

O filme se tornou um enorme sucesso na Netflix desde o seu lançamento, eventualmente alcançando o topo da lista de longas-metragens - e, depois, conteúdos como um todo - mais vistos da história da plataforma. "Golden", "Your Idol", "Soda Pop" e outras canções da trilha sonora entraram em paradas de sucesso nos EUA e ao redor do mundo.

Guerreiras do K-Pop também se provou um queridinho da temporada de premiações, vencendo estatuetas no Critics Choice Awards 2026 e no Globo de Ouro 2026. No Oscar, enquanto isso, o filme concorre em Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Canção Original (para "Golden").

Guerreiras do K-Pop segue disponível para streaming na Netflix. O filme tem uma continuação em pré-produção, com previsão de lançamento para 2029.

Webstories

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.