Por que Guerreiras do K-Pop não foi indicado ao do BAFTA? Entenda o caso
Longa de animação foi barrado por regras da premiação britânica
Créditos da imagem: Guerreiras do K-Pop (Reprodução)
A exclusão de Guerreiras do K-Pop da categoria Melhor Animação no BAFTA 2026, o "Oscar britânico", pode ter deixado alguns fãs do filme da Netflix perplexos - mas a verdade é que o longa nunca esteve concorrendo à premiação.
Em novembro do ano passado, a Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão, responsável pelo BAFTA, anunciou que Guerreiras do K-Pop seria inelegível ao prêmio de Melhor Animação, uma vez que não teve um "lançamento cinematográfico qualificado" no Reino Unido, chegando diretamente ao streaming.
A Netflix até tentou entrar com um recurso para driblar a regra vigente, tomando como base uma cláusula da regulamentação interna da Academia - a qual reza que, em “circunstâncias excepcionais”, pode-se aceitar inscrições de filmes que tenham sido disponibilizados ao público britânico por meio de outros modelos de distribuição.
Guerreiras chegou a passar nos cinemas do país, mas apenas em sessões especiais nos dias 23 e 24 de agosto, meses após o seu lançamento no catálogo da Netflix. Assim, a Academia rejeitou o recurso da plataforma, alegando que a animação não atingiu o requisito mínimo "pelo menos 10 exibições comerciais no Reino Unido, durante pelo menos sete dias".
Como resultado dessa contenda, a categoria de Melhor Animação no BAFTA 2026 será disputada entre somente três filmes: Elio, A Pequena Amélie e Zootopia 2.
A próxima edição dos prêmios BAFTA ocorre em 22 de fevereiro de 2026, no Royal Festival Hall, em Londres.
Tudo sobre Guerreiras do K-Pop
A trama de Guerreiras do K-Pop acompanha as HUNTR/X enquanto elas dividem seu tempo entre se apresentar para os fãs e caçar demônios - o problema é que, agora, os vilões também decidiram criar um grupo de k-pop (os Saja Boys) para competir com elas pela adoração do público.
No elenco de vozes em inglês, Ejae canta como Rumi, líder das HUNTR/X, enquanto Audrey Nuna e Rei Ami completam o grupo como Mira e Zoey, respectivamente. Elas dividem os papéis com as atrizes Arden Cho (Rumi), May Hong (Mira) e Ji-young Yoo (Zoey), que são as vozes faladas das personagens.
Dirigido por Maggie Kang e Chris Appelhans, Guerreiras do K-Pop ainda conta com nomes como Ahn Hyo-seop (Jinu), Yunjin Kim (Celine), Ken Jeong (Bobby), Lee Byung-hun (Gwi-ma) e Daniel Dae Kim (Healer Han) no elenco de vozes em inglês.
O filme se tornou um enorme sucesso na Netflix desde o seu lançamento, eventualmente alcançando o topo da lista de longas-metragens - e, depois, conteúdos como um todo - mais vistos da história da plataforma. "Golden", "Your Idol", "Soda Pop" e outras canções da trilha sonora entraram em paradas de sucesso nos EUA e ao redor do mundo.
Guerreiras do K-Pop também se provou um queridinho da temporada de premiações, vencendo estatuetas no Critics Choice Awards 2026 e no Globo de Ouro 2026. No Oscar, enquanto isso, o filme concorre em Melhor Longa-Metragem de Animação e Melhor Canção Original (para "Golden").
Guerreiras do K-Pop segue disponível para streaming na Netflix. O filme tem uma continuação em pré-produção, com previsão de lançamento para 2029.