Greve iminente apressa Bond, Wolverine, G.I. Joe...
Sindicato de roteiristas de Hollywood pode parar nesta quinta-feira
A ameaça de greve está mexendo com Hollywood esta semana. O Sindicato de Roteiristas (WGA) tem seus contratos vencidos nesta quarta-feira, 31 de outubro. Como o de Atores (SAG) e o de Diretores (DGA) terminam seus contratos apenas em julho de 2008, tudo mundo apostava que o WGA fosse esperar até a metade do ano que vem para uma parada conjunta dos três sindicatos.
Não é o que periga acontecer. Enquanto renegociações estão em curso, estúdios se preparam para uma parada dos roteiristas já a partir desta quinta-feira. Com isso, muitos projetos eleitos como prioritários estão correndo para dar os últimos retoques nos scripts.
bond
Segundo o Hollywood Reporter, Bond 22 está seguro: Paul Haggis entregou o texto no fim da semana passada. X-Men Origins: Wolverine, cuja última versão do roteiro é de James Vanderbilt (Zodíaco), está sendo apressado - inclusive com executivos e roteiristas na mesma mesa para deixar um script que seja filmável. O mesmo acontece com o quarto Velozes e Furiosos.
Caso curioso é o de G.I. Joe. Para não ficar presa na paralisação, a Paramount encomendou três versões do roteiro. Além de Stuart Beattie, John Lee Hancock escreve o seu, e Brian Koppelman & David Levien assinam o terceiro. Caso assim deseje, o estúdio pode combinar os três textos em um único roteiro na hora de rodar. Uma variação: em outros filmes, há roteiristas que estão entregando scripts com vários finais alternativos, caso haja necessidade de mudança no momento da filmagem.
Para o espectador a notícia é péssima - se trabalhando normalmente Hollywood já sucateia idéias a torto e a direito, imagine sob pressão do relógio... Além de maior reconhecimento artístico, o sindicato reivindica participações maiores na hora de dividir lucros - particularmente em meios que surgiram nos últimos anos, como o mercado de DVD, downloads de filmes e seriados e conteúdo online.