Green Book - O Guia | Mahershala Ali pede desculpas para família de Don Shirley

Créditos da imagem: Green Book - O Guia/Diamond Films/Reprodução

Filmes

Notícia

Green Book - O Guia | Mahershala Ali pede desculpas para família de Don Shirley

Os parentes do músico chamaram o longa de "sinfonia de mentiras"

Mariana Canhisares
18.12.2018
11h49

O ator Mahershala Ali pediu desculpas à família de Don Shirley, após os parentes do seu personagem em Green Book - O Guia chamarem o longa de "sinfonia de mentiras" e revelarem que nunca foram consultados durante o desenvolvimento da produção (via The Wrap).

"Ele ligou para mim e para o meu tio Maurice e se desculpou caso nós tivéssemos nos sentindo ofendidos", contou o sobrinho de Don Shirley Edwin Shirley à NPR. "Ele disse 'se eu os ofendi, me arrependo profundamente. Fiz o melhor que podia com o material que tinha. Não sabia que existiam parentes próximos com quem eu poderia ter conversado para acrescentar alguma nuance ao personagem'".

Segundo a família Shirley, a amizade do músico vivido por Ali e Tony “Lip” Vallelonga, interpretado por Viggo Mortensen, nunca existiu. "Que tipo de relacionamento ele tinha com o Tony? Ele demitiu Tony, o que é consistente com muitas das demissões dos motoristas ao longo dos anos", contou Maurice Shirley.

O filme conta a história do segurança Tony Lip (Mortensen), contratado, em 1962, para levar Don Shirley (Ali), um dos melhores pianistas de jazz do mundo, até um show em Nova York. Como era necessário passar pelo Extremo Sul dos Estados Unidos num momento anterior ao movimento dos direitos civis e o passageiro era negro, o motorista e o músico confiaram num livro para encontrar hotéis, restaurantes e postos de gasolina em que seriam bem-vindos. Nessa viagem, os dois entendem melhor o mundo no qual vivem.

Green Book será dirigido por Peter Farrelly, que assina o roteiro junto com Nick Vallelonga e Brian Currie. A estreia nos EUA acontece em 21 de novembro, mas no Brasil o longa chega em 24 de janeiro.