Grande elenco se junta a James Franco em filme sobre o movimento beatnik
David Strathairn, Alan Alda, Jeff Daniels, Mary-Louise Parker e Paul Rudd estarão em Howl
David Strathairn, Alan Alda, Jeff Daniels, Mary-Louise Parker e Paul Rudd estão se juntando a James Franco em Howl, filme que eterniza nas telas um dos momentos fundamentais do movimento beatnik, o julgamento do poema de Allen Ginsberg que dá nome ao filme.
"Howl" é uma das obras que definiram a geração beat, ao lado do romance On the Road, de Jack Kerouac. Escrito em 1955, contém referências a práticas sexuais que motivaram, dois anos depois, um processo por obscenidade contra Lawrence Ferlinghetti, dono da City Lights Bookstore, editora que publicava nos EUA a coletânea que continha o poema.
Allen Ginsberg
Franco viverá Ginsberg no filme. Strathairn será o advogado de acusação Ralph McIntosh. Alda fará o juiz Clayton Horn. Entre as testemunhas de acusação foram listados o professor David Kirk (vivido por Daniels) e a personalidade do rádio Gail Potter (Parker). O crítico literário Luther Nichols (Rudd) foi uma das testemunhas de defesa.
Os documentaristas Rob Epstein e Jeffrey Friedman escrevem essa versão ficcionalizada da história e também serão produtores e diretores do filme. Estreantes como diretores em ficção, os dois foram procurados pela Allen Ginsberg Trust para realizar o filme, que comemora (ainda que um pouco atrasado) o 50º aniversário de "Howl".