Viggo Mortensen se mostrou aberto à ideia de novos filmes baseados no universo de O Senhor dos Anéis. Ao Hollywood Reporter, o artista disse que topa fazer o próximo longa da série, dedicado ao Gollum e dirigido por Andy Serkis, se o roteiro da produção for bom.
"Eu não li um roteiro, então não sei", disse Mortensen na entrevista. "O roteiro é a coisa mais importante para mim a não ser que eu esteja falido, eu não tenho dinheiro e tenho a sorte de pegar qualquer trabalho. Então depende."
Quando questionado sobre a frequência com que fica em situação difícil no lado financeiro, o ator foi categórico: "Ultimamente, eu tive sorte e não acontece há um tempo."
Peter Jackson, diretor da trilogia original nos cinemas e dos filmes de O Hobbit, está creditado como produtor do filme do Gollum, mas o CEO da Warner, David Zaslav, garantiu que ele "estará envolvido em cada momento do desenvolvimento." O roteiro está sendo escrito agora, e terá foco em "histórias ainda não contadas" do mundo criado por J.R.R. Tolkien. Esse é o primeiro de alguns filmes live-action de O Senhor dos Anéis que a Warner quer colocar nas telonas nos próximos anos.