Arte de Godzilla vs Kong

Créditos da imagem: Godzilla vs. Kong/HBO Max/Divulgação

Filmes

Lista

Godzilla vs Kong | O que esperar do confronto entre gigantes

Porradaria, neon e o infeliz núcleo dos humanos

Arthur Eloi
24.01.2021
14h33
Atualizada em
24.01.2021
18h52
Atualizada em 24.01.2021 às 18h52

Após muitos teasers, Godzilla vs Kong finalmente teve seu primeiro trailer divulgado. Cheia de estilo e ação, a prévia deu um gostinho do embate entre titãs do cinema. Mas o que esperar do filme além de porradaria?

Kong, Protetor da Humanidade

Cena de Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong/Reprodução

Em uma briga de gigantes, pra quem o público deve torcer? Enquanto é certo que haverá espaço para ambas as criaturas brilharem, é natural que a trama desenvolva protagonismo para uma delas. O escolhido parece ter sido Kong. Nas palavras de Nathan Lind (Alexander Skarsgard), “O mundo precisa de Kong para parar o que está vindo”. A decisão é bastante consistente com tudo que a Legendary andou desenvolvendo no chamado Monsterverse, o universo compartilhado de criaturas.

Em Kong: Ilha da Caveira (2016), o monstro já havia sido caracterizado como um protetor da natureza. Ainda que o título também se aplique à Godzilla, os filmes do kaiju deram mais destaque ao seu potencial destrutivo, e a impotência da humanidade frente ao seu poder. Por mais que não seja preciso apontar um como herói e o outro como vilão, é possível sim aproximar os gigantes de cada uma das categorias.

Precisamos Falar sobre o Godzilla

Cena de Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong/Reprodução

Algo não está certo com o Godzilla. Ainda que, como dito acima, sua força aterrorizante tenha sido explorada nos filmes anteriores, aqui o kaiju parece ter se voltado contra a humanidade. Além da confusão visível nos personagens, há um trecho do trailer com uma parede repleta de manchetes de jornal sobre o descontrole do monstro pelo mundo, e as nações revoltadas cobrando ação da corporação Monarch, responsável por pesquisar as criaturas.

O temido núcleo humano

Cena de Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong/Reprodução

Por mais que divida opiniões, há algo que todos podem concordar que não funcionou em Godzilla 2: Rei dos Monstros (2019): o núcleo dos humanos. Com Kyle Chandler, Vera Farmiga e Millie Bobby Brown, esse lado da narrativa toma muito tempo de tela com dramas baratos e personagens desinteressantes. O trailer de Godzilla vs Kong levanta suspeitas ao demonstrar que isso pode se repetir.

A prévia indica que novamente os espectadores acompanharão o confronto pela perspectiva dos humanos, lutando pela sobrevivência da humanidade e tentando entender a mitologia e motivações dessas criaturas anciãs. Vale torcer que algumas lições tenham sido aprendidas, mas não dá para dizer que o retorno desse núcleo é surpreendente. Em entrevista ao Omelete em 2019, Kyle Chandler explicou a importância do elemento humano entre os gigantes: “Bom, um monstro sem coração não vive. E a família é o sangue, é o coração da história.

Porradaria honesta

Cena de Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong/Reprodução

Apesar do drama humano ser questionável, a prévia aponta que não vai demorar muito para chegar nas partes boas. O trailer demonstra duas grandes batalhas entre os monstros, e a primeira acontece logo quando Kong está sendo transportado pela Monarch, com o Godzilla atacando o navio-cargueiro em plena luz do dia.

Filmes de versus, como Freddy vs. Jason (2003) são conhecidos por segurar a batalha ao máximo, dando espaço para que cada personagem assuma um pouco de protagonismo, e contextualizando as motivações para eles saíam no soco de forma crível. Aqui, porém, parece que os punhos gigantes já vão voar desde cedo - e não poderia ser melhor.

Briga anciã

Cena de Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong/Reprodução

Mas o que realmente motiva Godzilla e Kong a brigarem? Bom, não dá para saber ao certo, e essa parece ser a ideia do filme.

Além do espetáculo visual, o apelo do Monsterverse é contar a história (fictícia) de civilizações e monstros antigos que habitaram o planeta Terra. Em Godzilla vs Kong, ainda há muito para se aprender sobre este universo, como por exemplo uma guerra mitológica entre as raças do Kong e do Godzilla.

Banho de Neon

Cena de Godzilla vs Kong
Godzilla vs. Kong/Reprodução

Muita coisa pode ser dita do Monsterverse, mas a qualidade visual é a característica definitiva de todos os três filmes até então. Gareth Evans (Godzilla), Jordan Vogt-Roberts (Kong: A Ilha da Caveira) e Michael Dougherty (Godzilla 2: Rei dos Monstros) souberam trabalhar muito bem o espetáculo de cores e a escala absurda das criaturas.

Adam Wingard, de Você é o Próximo e Death Note, parece que não vai decepcionar nesse quesito. A prévia já mostra tretas gigantescas, ação intensa e um verdadeiro banho de neon em uma batalha que parece saída direto de um videogame.

Godzilla vs Kong será lançado em 25 de março de 2021 nos cinemas brasileiros. Lá fora, o filme chega um dia depois, nas telonas e também no streaming HBO Max.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.